MECANISMOS DE COODERNAÇÃO ORGANIZACIONAL RELACIONADOS A EXPLORATION E EXPLOITATION: UM ESTUDO APLICADO NAS CONCESSIONARIAS DE MOTOCICLETAS DE FLORIANO E REGIÃO
Por: ruanbruno • 9/10/2019 • Trabalho acadêmico • 4.536 Palavras (19 Páginas) • 409 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI
CAMPUS AMÍLCAR FERREIRA SOBRAL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC II
FRANCISCO BRENO DANTAS DE MENESES
MECANISMOS DE COODERNAÇÃO ORGANIZACIONAL RELACIONADOS A EXPLORATION E EXPLOITATION: UM ESTUDO APLICADO NAS CONCESSIONARIAS DE MOTOCICLETAS DE FLORIANO E REGIÃO.
FLORIANO - PI
2019
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI
CAMPUS AMÍLCAR FERREIRA SOBRAL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC II
MECANISMOS DE COODERNAÇÃO ORGANIZACIONAL RELACIONADOS A EXPLORATION E EXPLOITATION: UM ESTUDO APLICADO NAS CONCESSIONARIA DE MOTOCICLETAS DE FLORIANO
Trabalho apresentado à Universidade Federal do Piaui, Campus Amílcar Ferreira Sobral, no Curso de Administração, como requisito obrigatório para obtenção de nota da disciplina seminário TCC.
Orientador: Prof. Drº. Alexandre Rabelo Neto
FLORIANO-PI
2019
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO DO TEMA E DELIMITAÇÃO..........................................03
2. O PROBLEMA DA PESQUISA....................................................................03
- OBJETIVOS..................................................................................................06
- GERAL..........................................................................................................06
- ESPECÍFICOS...............................................................................................06
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA....................................................................08
- METODOLOGIA DA PESQUISA.................................................................14
- TIPO DE PESQUISA.....................................................................................14
REFERÊNCIAS..................................................................................................16
- INTRODUÇÃO
Neste trabalho será a bordado os conceitos de exploration e exploitation relacionados aos mecanismos de coordenação organizacional nas concessionárias de motocicletas de Floriano e região. Dessa forma, procura-se desenvolver e realçar a discussão sobre a importância dos mecanismos de coordenação organizacional relacionados a exploration e exploitation.
No que diz respeito a exploration, pode – se afirmar que o mesmo se refere a atividades como a pesquisa, a procura, a descoberta, estudo, prospecção, como também a experimentação de novos métodos e recursos limitados que estão disponíveis para as organizações (MARCH, 1991; GILSING, 2002; GUPTA; SMITH, 2006). Já o exploitation, pode ser definido como a aplicação de recursos tangíveis e intangíveis que estão disponíveis dentro das organizações, ou seja, as empresas incrementam funções relacionadas com as decisões, aprimoramento das ações e praticas (MARCH, 1991; GILSING, 2002; GUPTA; SMITH, 2006).
Os mecanismos de coordenação organizacional podem ser identificados como as ferramentas básicas para que ocorra a comunicação e integração nas diversas atividades e negócios da organização, onde os mesmos são divididos em duas etapas, sendo que a primeira se denomina como os mecanismos formais da empresa que engloba a centralização e formalização dos seus processos, e a segunda etapa se refere à conectividade da empresa. (JANSEN ET AL; 2015).
- O PROBLEMATIZAÇÃO
Nos estudos anteriores de (MARCH, 1991), deixaram claro que a exploration e exploitation, compreende abordagens referentes a aprendizagem organizacional, como também outras pesquisas demandam mais estudos com o objetivo de entender como as empresas publicas e privadas se comportam com a aplicação destes mecanismos. (LEVINTHAL; MARCH, 1993). (GUPTA; SMITH; SHALLEY; 2006) opinou que estes conceitos devem ser discutidos a partir de diferentes pontos de vista como a : a inovação tecnológica, (BENNER; TUSHMAN, 2002, 2003; LAURSEN, LEOA; TORRISI, 2010; TUSHMAN; O'REALLY, 1996), destaca que os mesmos conceitos devem ser debatidos com relação ao desenho organizacional, (TUSHMAN; SMITH; MADEIRA; WESTERMAN; E O'REILLY, 2010), salientam que a exploration e exploitation deve ser abordado com relação adaptação organizacional, processo de aprendizagem organizacional.
Na literatura, percebe-se a importância da aplicação desses mecanismos de forma eficaz no ambiente interno e externo da organização com o objetivo de trazer algo vantajoso para a organização como por exemplo, vantagem competitiva, novas informações, conhecimento e valor organizacional, fortalecimento da cultura da empresa, como também trazer resultados financeiros.
No decorrer da pesquisa será preciso revisar os conceitos de Exploration e Exploitation publicados por (MARCH, 1991), através do reconhecimento das características relacionados com esses conceitos, identificar as possíveis vantagens competitivas e benefícios que podem ser aplicadas nas concessionárias de motocicletas de Floriano, com a aplicação dos conceitos de Exploration e Exploitation e ver como esses dois mecanismos influencia no desenvolvimento da empresa. Apresentar o vinculo que existe entre os mecanismos de coordenação organizacional que podem ser classificados como a centralização das tomadas de decisões, a formalização e conectividade organizacional, (JANSEN et al 2015).
Os mecanismos de coordenação organizacionais são basicamente as ferramentas utilizadas para que ocorra a comunicação e integração nas diversas atividades e negócios da empresa, onde os mesmos são divididos em duas etapas, onde a primeira se divide em mecanismos formais que engloba a centralização e formalização, e a segunda fala sobre a conectividade da empresa. A centralização pode ser definida como as ações e atividades são compartilhadas entre as esferas coletivas e grupais da organização, ambas os autores afirmam que esse mecanismo e constituído pois dois segmentos, a primeira se refere ao acúmulo de regras sobre a distribuição de recursos da empresa ou a formulação de decisões dentro da empresa, onde o critério é a presença no procedimento de tomada de decisão, o outro segmento se refere ao acumulo de medidas associadas com a execução de atividades, onde o critério é o poder hierárquico. (HAGE; AIKEN, 1967).
...