Marketing de luxo
Por: patihconstantino • 1/4/2015 • Relatório de pesquisa • 321 Palavras (2 Páginas) • 219 Visualizações
Marketing de Luxo
- O que é Luxo, segundo o Dicionário Aurélio: Modo de vida caracterizado por grandes despesas supérfluas e pelo gosto da ostentação e do prazer; magnificência.
- O termo luxo refere-se a “um produto melhor, superior, mais duradouro, mais bem acabado, bonito...” Relaciona-se com o que é raro, exclusivo e restrito, sendo de custo mais elevado. Se for acessível a todas as pessoas, deixa de ser LUXO.
História:
As castas das sociedades sempre buscava diferenciar- se das demais classes. A ostentação sempre foi um hábito da nobreza, independente da civilização.
Na idade média os trajes eram de linhos importados, mobilhas italianas, palacetes e obras de arte. A segunda guerra também teve um divisor de classes, como a chegada da televisão.
E foi assim que surgiu o marketing, para propor mecanismos que ofereçam aos indivíduos objetos de desejo. E hoje luxo tornou-se hoje um importante mercado em termos globais, fonte notável de atividade econômica.
No Brasil, esse mercado começou a expandir na década de 90 com a implantação do plano real.
O luxo é supérfluo?
O que era considerado supérfluo, raro e caro, pode vir a ser acessível para uma grande camada da população. O luxo é algo além da necessidade, mas nem por isso menos fundamental.
Produto de luxo:
Qualidade que envolve tradição, artesania e, mais moderadamente, tecnologia/ Público-alvo prioritária de classes mais altas (elites)/ Forte identidade, marca reconhecida como grife/ Produção limitada/ Diferenciação e consequentemente status social/ O preço deve ser alto, indicando grande valor agregado/ Desejo de posse/Sonho, magia, sedução/ Beleza, toque agradável, bom cheiro, sons harmoniosos, de forma a criar uma experiência hedônica e sensual.
Uma marca não é um simples nome, logotipo ou slogan. É a soma das percepções para um produto ou serviço (GEARGEOURA, 1997). Para o mercado de luxo, a marca é primordial e deve transmitir uma história, genealogia, tradição e código.
Público Alvo: de classes mais altas elites. Inacessível para algumas classes, uma vez que o preço deve ser alto, indicando grande valor agregado.
...