O Escritório de Gerenciamento de Projetos AtekPC
Por: anadesign • 9/6/2016 • Resenha • 724 Palavras (3 Páginas) • 2.818 Visualizações
Estudo de Caso :
O escritório de gerenciamento de projetos AtekPC
REFERÊNCIA:
F.Warren MCFarlan; Mark Keil; Jonh Hupp
Em 2007, Strider, diretor de informática da AtekPC, estava preocupado com as pressões sofridas no setor de TI. A indústria de PCs passava por uma transição e Strider iria assumir um projeto de importância na AtekPC para promover mudanças a fim de assumir um papel de liderança. Ele pensava se a implantação da PMO seria de grande ajuda para a organização ou se tornaria mais um problema com o que se preocupar.
Apesar de confiante com sua equipe ele tinha dúvidas se seria suficiente mas a recompensa seria o alinhamento de direções estratégicas de negócios com os recursos de TI.
A indústria de informática passava por pressões sobre custos e quedas nas margens de lucros, as empresas estudavam estratégias para reverter essa situação.
A AtekPC foi fundada em 1984 se tornando um fabricante de computadores de médio porte nos EUA. Strider afirmou que a indústria dos computadores mudou e de forma acelerada, mas não foi tão cuidadosa com relação ao controle de custos e a como lidar com ameaças competitivas, já que no princípio havia grandes margens de lucro. Sendo assim a empresa precisava mais do que nunca ser agressiva e reduzir custos e alcançar novos mercados.
Em 2006, a AtekPC já havia lançado diversas iniciativas pensando no futuro, uma das estratégias foi a criação do Escritório de Planejamento Estratégico, cuja responsabilidade era propor mudanças de negócios. Com a orientação do Escritório, o esforço PMO inicial que era focado em projetos de TI um dia se tornaria uma iniciativa PMO, para que a empresa pudesse ser capaz de gerenciar projetos de modo mais eficiente.
As aplicações desenvolvidas pela organização eram focadas no nível operacional para funções comerciais típicas de um fabricante de computadores, como contabilidade, fornecimento, produção, vendas e distribuição.
O diretor de Desenvolvimento de Aplicação Richard Steinberg afirmou que a empresa sempre cuidou dos próprios assuntos e tinha vários projetos operacionais e melhorias, mas poucas aplicações de negócios. Com o passar dos anos a preocupação com o futuro fez que com eles percebessem que precisavam se aperfeiçoar para ter mais agressividade e competitividade. Assim ele iniciou um plano para um PMO, basicamente uma metodologia de gerenciamento de projetos para todas as suas áreas.
Com as mudanças vieram diversos desafios, o novo PMO veio para fornecer a padronização no gerenciamento de projetos e obter melhorias no planejamento e no desempenho das iniciativas.
Em 2007, projetos de TI costumavam ser gerenciados ao se incluir responsabilidades de GP para alguém da equipe de desenvolvimento que era responsável por determinada área funcional, a AtekPC percebeu os benefícios desta abordagem informal para os projetos.
Com essa abordagem, a TI era vista como uma recebedora de ordens, esperada a prestar serviços sob demanda. Os novos projetos era maiores e mais complexos, envolvendo diversas áreas funcionais e tecnológicas, assim as demandas destes sobrecarregariam os métodos correntes e informais
...