O Estudo de Caso Natura
Por: Vando Aparecido • 30/8/2021 • Seminário • 577 Palavras (3 Páginas) • 129 Visualizações
Governança Corporativa
A Governança Corporativa é o sistema pelo qual as empresas são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos os entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e outras partes interessadas (stakeholders). Esta prática de governança permite que as empresas otimizem m seu valor econômico a longo prazo, facilitando o acesso a recursos e otimizando a gestão da organização.
O Sistema em questão possui 4 princípios que auxiliam nos pilares da gestão da Governança Corporativa, que são:
1. Transparência: Permite que os Stakeholders estejam atualizados das decisões e processos organizacionais;
2. Equidade: Todos os participantes da organização devem ser tratados igual mente, independente da hierarquia;
3. Prestação de Contas ou Accountability : Os participante s que detém qualquer responsabilidade na organização, deve obrigatoriamente , prestar contas das decisões realizadas ;
4. Responsabilidade Corporativa: O lucro garante a longevidade do negócio, mas seu papel social , sua retribuição à comunidade e sua inserção em questões referentes a sustentabilidade também devem ser considerados.
A empresa Natura, fabricante que atua no setor d e produtos de tratamento para o rosto, corpo,
sabonetes , barba, desodorantes, óleos corporais , maquiagem, perfumaria, cabelos, proteção sol ar, e
infantil, segundo a pesquisa realizada pela revista Exame, e m 2013 estava presente no ranking das 100 empresas brasileiras mais responsáveis e com melhor Governança Corporativo vá do país.
A Natura passou por algumas relevantes mudanças a partir da abertura de capital, em 2004, e da adesão ao Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&F Bovespa). O seu Conselho de Administração é composto por três sócios- fundadores e por quatro conselheiros externos independentes, que não ocupam nenhum cargo executivo internamente. O conselho tem por finalidade, analisar temas estratégicos, implantação de planos de ação e verificar o desempenho econômico, social e ambiental da organização.
A empresa possui quatro comitês auxiliares, entre eles: Estratégico, Governança Corporativa, Pessoas e Desenvolvimento Organizacional, Auditoria, Gestão de Riscos e Finanças. O objetivo destes, é permitir a otimização da estratégia empresarial, discussão de melhorias corporativas, desenvolvimento dos funcionários, remuneração, treinamentos, liderança e temas voltados à Recursos Humanos, e realizar análises dos riscos e problemas f inanceiros que podem representar uma ameaça a longo prazo para a organização. Para a análise dos riscos, a Natura considera três pilares da sustentabilidade, sendo eles: social, ambiental e econômico. Portanto, podemos afirmar que a Governança Corporativa vem fazendo parte da realidade das empresas, visto que a boa gestão do sistema de Governança Corporativa, permite que as empresas convertam sua missão, visão e valores em ações, alinhe os interesses dos stakeholders, tornando definidos os objetivos da empresa, preservam o valor da organização a longo prazo, garantindo sua longevidade econômica de forma sustentável, melhora a visão e a valorização da marca perante ao mercado, entre outros.
...