O PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Por: THAISCANE • 6/4/2022 • Resenha • 483 Palavras (2 Páginas) • 60 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
PUC MINAS
Aluna: Thais Ferreira de Oliveira
Professora: Adriene Maria Arantes de Carvalho
Artigo: INDÚSTRIA 4.0 PARA MELHORAR A COMPETITIVIDADE BRASILEIRA
INDUSTRIA 4.0 PARA MELHORAR A COMPETIVIDADE BRASILEIRA
De acordo com o artigo, o presidente da CNI analisa os desafios das empresas brasileiras em percurso a Quarta Revolução Industrial. Através de uma análise global com 141 países, o Brasil se encontra em 71° no último lugar de competividade e na 62° posição entre 131 nações em relação a inovação. Em virtude disso, é apontado a necessidade imediata que o Brasil decole na execução da indústria 4.0, base da Quarta Revolução Industrial. Segundo um estudo qualitativo elaborado pela Confederação Nacional da Industria (CNI) com empresas de diversos portes nacionais e internacionais revela as dificuldades e a aponta um panorama e soluções para o país avançar.
Entre as propostas é destacado a sensibilização dos representantes das empresas para a criação de financiamentos que visam a implementação de soluções tecnológicas, denota-se abertura de linhas de crédito, como a BNDES Crédito Serviços 4.0 e a Inovacred 4.0 da Finep que configuram um avanço. As nações industrializadas inseriram o desenvolvimento da indústria 4.0 em suas estratégias de política industrial para preservar e aumentar sua competitividade. A partir disso, compreende se que o Brasil realize o mesmo, pois a capacidade da indústria brasileira de competir internacionalmente dependerá da habilidade de promover essa transformação.
Ao se examinar os resultados do estudo da CNI, as empresas de menor porte encontram-se atrasadas no processo da implementação da indústria 4.0. Mesmo entre as grandes, é percebido entre os entrevistados que 42,1% não haviam iniciado o processo de incorporação de tecnologias. Ressalta-se que a origem do capital das empresas não é determinante para a implementação de novas tecnologias, pois de acordo com o estudo o percentual das companhias estrangeiras que não implementaram projetos da indústria 4.0 (40%), está próximo do registrado das empresas nacionais (50%).
A indústria 4.0 tem como característica a incorporação da digitalização, a atividade industrial, integrando tecnologias físicas e virtuais, tais como, big data, robótica avançada, computação em nuvem, internet das coisas e impressão 3D, inteligência artificial, sistemas de conexão máquina-máquina, sensores, atuadores e softwares e gestão avançada da produção. Segundo a pesquisa pelo CNI, a indústria 4.0 entra nas empresas principalmente em busca pelo aumento da produtividade seguida pela redução de custos como energia e outros insumos industriais, assim como a ociosidade de máquinas e equipamentos.
Dado o exposto, a participação da indústria do Brasil e no mundo mostra que o país tem perdido espaço no cenário global, em trajetória descendente desde 2009, o setor industrial voltou a registrar nova queda, até 2014 figurávamos estar entre os dez maiores produtores industriais no ranking mundial, entretanto sem os devidos avanços na indústria 4.0 e nas práticas modernas de gestão incorporando inovações aos processos continuaremos perdendo competitividade no cenário global.
BIBLIOGRAFIA
Andrade, R. B. (29 de Setembro de 2020). Fonte: CNI: https://noticias.portaldaindustria.com.br/artigos/robson-braga-de-andrade/industria-40-para-melhorar-a-competitividade-brasileira/
...