O Poder político juridicamente orientado para objetivos de interesse público
Por: sgtromulo • 1/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 667 Palavras (3 Páginas) • 167 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Atividade de Avaliação a Distância |
Unidade de Aprendizagem: Administração Pública Gerencial
Curso: Administração
Professor:
Nome do aluno: RUY ROMULO DE SOUZA CAMPOS
Data:
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. De acordo com Verbo (1968) o Estado é "um conjunto humano, um território e um poder político juridicamente orientado para objetivos de interesse público".
Com base nesta definição, apresente exemplos para cada uma destas partes componentes do Estado. (nota máxima 2,5)
Resposta:
1. Poder Político representa a soberania, é o exercício do poder do Estado, internamente e externamente.
2. Território é o espaço geográfico, a faixa de terra, o espaço aéreo e o espaço marítimo, que delimita o Estado.
3. Conjunto humano: representa à sociedade, a coletividade, a reunião de indivíduos num determinado território.
2. No sistema feudal, o modo de organização econômica, política, social e cultural baseou-se na posse da terra. Nesse contexto, intensificou-se a obrigação servil. Como uma das bases do sistema feudal, as relações sociais eram bastante hierarquizadas. Quem nascia servo ou senhor, assim se mantinha por toda a vida (imobilidade social).
Com base neste contexto, apresente um exemplo de sociedade atual que mantém este sistema de relações sociais e apresente vantagens e desvantagens do mesmo. (nota máxima 2,5)
Resposta:
No feudalismo os poderes econômicos, políticos e jurídicos ficavam nas mãos dos senhores feudais. Na atualidade, a República Democrática Popular da Coréia (Coréia do Norte) é uma sociedade que mais se assemelha com sistema feudal.
Apesar de o governo norte coreano divulgar que o país é altamente alfabetizado, com um índice de alfabetização de 99% (fonte Wikipédia), não há vantagens nesse sistema de governo, pois, existem outros países (caso da Noruega) que conseguem índices de 100% de alfabetização sem adotar a ditadura como forma de governo.
3. Leia a seguinte afirmação:
"A principal característica do Segundo Reinado (que durou 50 anos: 1840-1889), foi a alternância entre conservadores e liberais no poder. Assim era que, uma vez os liberais assumindo o poder, estes se tornaram conservadores" (KEHRIG, 2010, p. 69).
Com base na afirmação, faça uma análise crítica da mesma, relacionando com a realidade contemporânea e apresente exemplos. Resposta em, no máximo, 20 linhas. (nota máxima 3,0)
Resposta:
Mesmo com os conflitos iniciais entre conservadores e liberais, a tendência política no Segundo reinado foi a conciliação entre os dois partidos. Inexistindo muitas divergências ideológicas entre os dois, pelo acesso ao uso da máquina do Estado. Essa alternância de poder, mas não de atitudes é uma constante na história da política do Brasil.
Um exemplo claro é o Partido dos Trabalhadores (PT), que passou de esquerda radical (como forte oposição à situação) para apenas esquerda e ao chegar ao poder, sendo situação, passou a ser considerado por especialistas políticos de centro-esquerda. E nesse vai e vem do poder fica a sociedade carente de representantes, sejam eles de esquerda, de direita, conservadores ou liberais.
...