O Técnico da Qualidade
Por: Niuelli Gomes Araujo • 28/8/2023 • Resenha • 950 Palavras (4 Páginas) • 44 Visualizações
[pic 1] ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ESTUDANTE: NIUELLI GOMES ARAUJO
COMPONENTE: ATIVIDADES COMPLEMENTARES PRESENCIAIS I
PROFESSOR: JANAINE SANTOS LOPES
ATIVIDADE Nº: 01
POLO: SANTO ANDRÉ
LOCAL E DATA: DIADEMA 14/08/2023
CONTEXTUALIZAÇÃO COM O MERCADO E PERFIL PROFISSIONAL
Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área da qualidade (onde o técnico pode trabalhar)
A Atuação e atividades do técnico em qualidade pode ser em diversos seguimentos, (envolvendo controle, inspeção, garantia, gestão da qualidade). Os cargos que podemos trabalhar são: Auditor da qualidade, inspetor da qualidade, assistente da qualidade de processos, laboratório de metrologias, revisão de procedimentos, atualização de indicadores da qualidade, elaboração dos gráficos dos dados coletados, elaboração e realização de pesquisa de satisfação do cliente e de mercado, descrição de novos processos e manutenção para esses documentos, elaboração e atualização dos documentos da qualidade (manuais e procedimentos), realização em testes e amostras de novos produtos ou componentes, acompanhamento da qualidade em matéria primas fornecidas, realização de treinamentos e de capacitações internas sobre rotinas e processos, acompanhamento, realização e avaliação dos processos de melhoria, implementação de métodos e ferramentas da qualidade, realização de inspeções em produtos e processos produtivos e etc.
Um técnico tem que ser proativo em ações que envolvam sua responsabilidade, flexibilidade nos mais variados contextos da empresa, adaptação e motivação para as mudanças, perfil de liderança para motivar equipes de trabalho, fácil relacionamento interpessoal interno e externo, comunicação clara e precisa (individual e em público), colaboração na cooperação da equipe em diversos contextos, organização e a capacidade de promover a organização no ambiente de trabalho
SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
A implementação da qualidade engloba todas estas coisas: Competitividade, produtividade, tecnologia, padronização, processos, eficiência, eficácia, pessoas mais competentes terá mais êxito em suas atividades.
Vantagens: Trata- se de oportunidade de melhoria sobre os mais diversos aspectos, gera diversos benefícios a todos os sistemas e o resultado é que a empresa consegue entregar um produto com uma maior padronização e qualidade, consequentemente tudo isso gera uma maior rentabilidade ao negócio.
A gestão da qualidade atua diretamente no atendimento das necessidades do cliente, atuando em melhorias e planejamentos de processos produtivos, trazendo boas práticas de gestão e relacionamento entre cliente e fornecedor, desenvolvimento dos colaboradores, melhores condições para a competitividade no mercado, otimização de processos e redução de custos.
CONCEITOS DA QUALIDADE
O conceito da qualidade surgiu após três acontecimentos histórico. A revolução Industrial com a produção em série, e as duas grandes guerras mundiais. O Japão tornou-se uma referência pós-guerra na adoção e na prática dos conceitos da qualidade, Deming com a sua ferramenta estatística (Controle estatístico do processo) e Juran com sua famosa trilogia planejamento, controle e melhoria foram fundamentais para a implementação e elevação da qualidade e muitos ensinamentos que são utilizados até hoje, Ishikawa com seu diagrama de causa e efeito, Feigenbaum, Crosby entre outros gurus da qualidade.
A evolução da qualidade passou por três fases: Fase da Inspeção, fase do controle estatístico, fase da garantia da qualidade, fase da gestão da qualidade.
PDCA E FERRAMENTAS DA QUALIDADE
PDCA é o método gerencial de tomadas de decisão que busca garantir o alcance das metas necessárias para a sobrevivência de uma organização é uma ferramenta de melhoria contínua, solução de problemas etc.
Etapas do PDCA:
P – Planejar: Definir as metas e métodos e como iremos alcançar (análise dos problemas, análise das causas, elaboração dos planos de ação);
...