Os princípios éticos
Por: elianemvsantos • 2/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 775 Palavras (4 Páginas) • 383 Visualizações
Ética
A discussão da ética vem de muitos anos ate os dias de hoje, estamos a todo tempo mudando nossos conceitos, nossa maneira de viver e nossos costumes, o que era errado a muitos tempo atrás hoje já não e, porque as coisas mudam e nossos conceitos mudam, agora no resta saber o que é ético ou não, o que é certo ou errado. Como o pensamento de Maquiavel que busca somente os seus objetivos e não preocupando de que maneira ele ira conseguir seus objetivos, e um pensamento ético ou antiético.
Como estudamos no decorrer da matéria Ética e um conjunto de valores e princípios que usamos como base para nossas atitudes, mas esses valores não partem de nos eles princípios já são discutidos desde antiguidade, saber o qual atitude que é a mais correta para o bem comum, para que toda pessoa possa ter seus direitos e deveres vem ampliando o conceito da ética para o bem comum, ou seja, antes mesmo de nascermos já existem um conjunto de valores que a sociedade usa para o bem da própria sociedade, mais esses valores são discutidos desde da Grécia antiga. Filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles deram sua contribuição para o mundo em relação aos valores e princípios, e suas idéias são referencia ate nos dias de hoje.
Os princípios éticos são reformulados e moldados de acordo com a época, por exemplo, antigamente não se dava muito valor ao consumo responsável em relação ao meio ambiente ou a preservação do nosso planeta, hoje em dia a historia e diferente, as pessoas estão preocupadas com a preservação do nosso planeta e procuram a todo momento atitudes projetos e maneiras de um consumo responsável, ou seja, um principio que antigamente não era valorizado pela sociedade, hoje esse principio e primordial para a maioria da população mundial.
Agora se falarmos na ética na política, ai entraremos em uma discussão muito grande, pois a historia da política já vem manchada pelas besteiras e corrupções de nossos políticos antigos, atitudes antiéticas que são lembradas ate hoje, guerras por buscarem poder e terras, corrupções, desrespeito a população, busca de riquezas, realizações de objetivos pessoais, dentro outros, agora a questão é se as atitudes que os políticos tomaram no decorrer da historia foi ética ou antiética? Para o grande filosofo Maquiavel, tanto faz, ele não se preocupava com a questão ética, para Maquiavel o importante era se manter no poder e consolidar sua permanência, independentemente de suas atitudes fossem boas ou ruins, o que importava mesmo era continuar no poder e deixar que ninguém o tirasse dali. Aniquilando os rivais, oprimindo a população, fazendo aliados, destruindo aliados fortes contrários ao seu governo, para Maquiavel todas essas atitudes eram boas, para ele o mais importante não era a ética mais sim a manutenção de quem estava no poder, e o fortalecimento do governante.
Maquiavel fala na sua principal obra “O Príncipe”, atitudes para serem tomadas naquela época por um governante para a sua manutenção no poder, ou seja, ele vai contra todos os princípios de Sócrates, Platão e Aristóteles, de respeito, de justiça e de fé, e coloca um novo conceito em relação a política.
Com vários exemplos de governo, Maquiavel da postura de como um governante deve se posicionar para manutenção de seu governo, com aniquilação, selando novas amizades com
...