TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento agregado a produção

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 5

PLANEJAMENTO AGREGADO DA PRODUÇÃO

Benigno Freire de Queiroz (UERN-Pau dos Ferros) bebega13@hotmail.com

Brenda Dias do Nascimento (UERN-Pau dos Ferros) realiza.brenda@gmail.com

Emanoel Felipe (UERN-Pau dos Ferros) felipe.portalegre@hotmail.com

Francivan Negreiros de Queiroz (UERN-Pau dos Ferros) francivanbanban@gmail.com 

Neuriberg Leite da Silva (UERN-Pau dos Ferros) bergleite1@hotmail.com

Victor Vaneilton Rêgo Leite (UERN-Pau dos Ferros) victor.regoleite@hotmail.com

RESUMO

Este presente trabalho propõe falar sobre temática de Planejamento Agregado da Produção (nível tático), através da explanação de conceitos elementares a seu respeito; as técnicas para elaboração e execução desse modelo de plano de médio prazo em empresas que têm poucos produtos em sua linha de fabricação, por meio da obtenção do perfil da demanda agregada; a importância que tem para a empresa conciliar a capacidade produtiva; as estratégias de operação, que atuam tanto nos recursos quanto na demanda e por fim os custos variáveis e os resultados que são alcançados com esse tipo de planejamento.

PALAVRAS-CHAVE: Planejamento Agregado; Demanda Agregada; Previsão de Demanda.

  1. INTRODUÇÃO

Um considerável número de empresas possui um mix de produção de produtos diferentes, em que chegam as vezes à casa das centenas. Nisso, torna-se difícil, ou até impossível, efetuar uma previsão de demanda para cada um dos produtos que fabrica. Assim, a definição de um método de agrupar ou agregar a demanda desses produtos, em um único, que seja representativo do todo, se faz necessário. E essa demanda prevista para o produto básico chama-se de demanda agregada.

O planejamento agregado é o plano de produção da demanda agregada. Cujo objetivo é estabelecer a taxa mínima de produção de médio prazo, em geral de 12 meses (PEINADO e GRAEML, 2007), atendendo a demanda flutuante, com o mínimo custo unitário total.

Assim, de acordo com o explanado acima, este trabalho consiste em apresentar, de forma sucinta e clara, tudo sobre planejamento agregado da produção, na visão conceituada de alguns autores dessa área de administração.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Planejamento agregado

 O planejamento agregado visa a compatibilizar os recursos produtivos da empresa com a demanda   agregada,  no   médio   prazo,  isto  é,   com  um  horizonte  de  cinco  a  18  meses,

aproximadamente (MARTINS e LAUGENI, 2005).

Para PEINADO e GRAEML (2007, p.380):

O planejamento agregado é de nível tático e especifica a produção mensal dos produtos mensal dos produtos ou grupos de produtos. A demanda anual geralmente não ocorre de forma linear ao longo dos meses, via de regra a demanda apresenta sazonalidade ao longo do ano.

Segundo (STEVENSON, 2001), o planejamento agregado é um planejamento para a capacidade de prazo médio, abrangendo normalmente um horizonte temporal de dois a 12 meses, embora em algumas empresas ele possa se estender até 18 meses.

Ainda Stevenson (2001, p.403) apresenta os seguintes passos para a elaboração do planejamento agregado:

a.   Determinar a demanda para cada período;

b.   Determinar as capacidades para cada período;

c.   Identificar políticas da empresa ou departamentais pertinentes;

d. Determinar os custos unitários relativos a horas normais, horas extras, subcontratação, manutenção dos estoques, pedidos com programação de atendimento estendida, demissões, ou outros fatores que afetam os custos de forma relevante;

e.   Desenvolver planos alternativos e calcular o custo de cada plano;

f.   Sugerir planos viáveis, selecionar o plano que melhor atenda aos objetivos. Caso contrário, desenvolver novos planos alternativos.

Algumas empresas que atuam em mercados relativamente estáveis aplicam esse método para períodos maiores e, ano a ano, fazem os ajustes necessários para corrigir eventuais acidentes de demanda. É um método utilizado por empresas que têm poucos produtos na sua linha de fabricação, ou que ainda produzam outros bens vendidos de forma casada com esses, que são os mais importantes.

Objetivo do planejamento agregado é determinar os níveis dos recursos necessários para produzir a demanda esperada. Ou seja, determinar os níveis mensais de: mão de obra; produção e estoque.

2.2 Demanda agregada

Em razão dos inúmeros modelos que uma empresa oferece no mercado, seria impossível prever a demanda para cada um deles. Então se sente a necessidade nesse momento de agregar, unir os vários modelos em um menor grupo de família básica. Assim o nome dado à demanda prevista dessas famílias recebe o nome de demanda agregada. É a estimativa de vendas futuras (produtos e serviços). É o ponto de partida para todo o planejamento da utilização dos recursos de uma Empresa: pessoas, materiais, equipamentos, informações, utilidades, estratégias, parcerias, instalações, etc.

Métodos de previsão: o comportamento do passado é a base para se inferir sobre o comportamento do futuro. Os métodos não conduzem a resultados precisos e a chance de erros é tanto maior quanto maior seja o horizonte de previsão. Apesar desta dificuldade: muitos métodos nos oferecem recursos para prever dentro de intervalos de valores/precisão; É possível controlar o erro da previsão e escolher métodos mais adequados.

2.3 Estratégias de atuação para o atendimento da demanda

O planejamento agregado tem por finalidade definir de antemão o que será feito para atender a demanda de característica sazonal com uma produção de característica contínua. Para isso, é necessário atuar na capacidade de produção, na demanda, ou em ambos, simultaneamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (363.1 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com