Planejamento e programação na adm Publica
Por: raulromulo • 13/10/2018 • Trabalho acadêmico • 8.935 Palavras (36 Páginas) • 635 Visualizações
[pic 1]
Bacharelado Administração Pública
Disciplina: Planejamento e Programação na Administração Pública
Nome: Rômulo de Almeida Santos
Matrícula: 17113110402
Polo: Belford Roxo
- A Srta. Norma Tiva quer viajar: A Srta. Norma Tiva está na cidade de Certezópolis e quer chegar à cidade de Ortodoxolândia. No trajeto entre as duas cidades ela deve passar, obrigatoriamente, pelo povoado A1, a trinta minutos de distância. Por sua vez o povoado A1 conduz aos povoados A2 (a 15 minutos) e A5 (a vinte minutos). O povoado A2 leva aos povoados A3 e A4, ambos a 12 minutos de distância. De A5 é possível ir para A4 (a dez minutos) ou para A6 (a nove minutos). Do povoado A3 não há estrada até Ortodoxolândia. Por outro lado, Ortodoxolândia está a quatro minutos de A6 e a cinco minutos de A4. Agora responda às questões a seguir:
- É possível desenhar uma rede de trajetórias entre Certezópolis e Ortodoxolândia?
É possível. Ela pode iniciar de Certezópolis e seguir para o povoado A1 que leva rá trinta minutos, em seguida, segu ir par a o povo ado A2 que levará quinze minutos, depois se guir par a o povo ado A4, que levará doze minu tos, e de ssa fo rma, chegan do n o p ovoad o A4 leva rá cinco minutos para chegar em Ortodoxolând ia, dando um total de 1 ho ra e 2 minu tos para chegar no seu destino, em Ortodoxolând ia. Ou sair Cer tezópolis e segui par a o povoado A1 q ue levar á 3 0 minut os, e m se guida , seguir par a o povo ado A5 que levar á 2 0 minu tos, d epo is segu ir par a o p ovoa do A6, que levará 9 minutos, e dessa for ma, le var á 4 minu tos par a ch egar em Or todo xolând ia, leva ndo um to tal de 1 h ora e 3 min utos para chegar no seu destino , em Ortodoxolâ ndia. E a outra possibilid ade , é sair Certezópolis e seguir para o povoado A1 qu e levará 30 minu tos, em seguida , seg uir par a o povoado A5 que levará 20 minu tos, depois seg uir par a o povoado A4, que levar á 10 minut os, e dessa for ma , leva rá 5 minut os pa ra cheg ar e m O rto doxo lâ ndia, levan do u m to tal de 1 h or a e 5 minutos par a chegar no seu destino, em Ortodoxolâ ndia . A tragetór ia dela saindo de Certezópolis, indo para o povoa do A1, em segu id a, se guir par a o povo ado A2 e , depois para o povoado A3, e la nã o terá chegar á em Or todoxolând ia, pois no povoado A3 não tem estrada para Or todoxolândia.
- É possível construir a rede de possibilidades de Norma?
Positivo. Ela pode sair de Certezópolis e segui para o povoado A1 , em seguida, seguir par a o povoad o A2 , de pois seguir par a o povoado A4 , e dessa f orma, cheg ar á em Ortodoxolândia. Ou sair Cer tezópolis e segui para o povoado A1, em se guid a, segu ir par a o povoa do A5, de pois seguir pa ra o p ovo ado A6 , e dessa for ma , che gar á e m Or todo xo lâ ndia. E a outra possibilida de , é sair Certezópolis e seguipara o povoado A1, em seguida, seguir para o povoad o A5, depois seguir para o povoado A4, e dessa for ma ,che gar á em Or todoxolând ia.
- Qual a melhor trajetória, caso se queira economizar tempo?
O melhor caminho é a Srta. Norma , sairá de Certezópolis e vai seg ui pa ra o povoado A1 qu e levará meia hora, em seguida , seguir pa ra o povoad o A2 que levar á quinze min utos, de pois seguir par a o povoado A4, que levará doze minu tos, e d essa f orma , ch egand o no po voad o A4 levar á 5 min utos p ara chega r e m Ortodoxolândia, levando um total de umaho ra e dois minutos para chega no seu destino , em Ortodoxolândia
- A Srta. Norma Tiva pode escolher qualquer percurso, ou há alguma variável que ela não controle?
- Qual é a situação de governabilidade da Srta. Norma Tiva?
A situa ção d e gove rnab ilida de da Sr ta. Nor ma Tiva , é qu e ela tem d if ere ntes tr ajeto s c om, temp os d if ere ntes par a ch egar no seu tr ajeto . No e ntanto , mesmo que ela tem esse s temp os e stabe le cido s, po de ocorr er imp re visto no ca minh o, e dessa fo rma ocor rer um atr aso , mo dificand o a ssim, seus p lano s
- É possível formalizar o problema da Srta. Norma Tiva de maneira quantitativa e bem estruturada (ou seja, através de uma forma matemática), de modo que qualquer outra pessoa possa enfrentar um problema semelhante?
Os caminhos tem te mpo esta belecidos, que somados determinam o tempo que leva Certezópolis à Ortodoxolâ ndia . No entanto , pode ocor rer a lguns impr evisto no caminh o, co mo um acid ente , um engarrafamen to. q ue mudaria totalmente , a soma de tempo para chegar a esse destino.
- Esse problema é do tipo determinístico, estocástico, de incerteza quantitativa ou de incerteza dura?
O tipo de Problema é de Incerteza Quantitativa
- Vitório e a Bela Srta. Norma: Imagine o seguinte diálogo entre Vitório e Norma, enquanto Vitório dirige seu carro com apenas uma das mãos ao volante:
Vitório: - Vamos ao meu apartamento?
Norma: - Preste atenção no caminho, senão vamos ao cemitério. Dirija com as duas mãos.
Vitório: - ............
Norma: - ............
Agora responda às questões a seguir:
- Como continua o diálogo entre os dois?
- 1
O d iálog o pode continuar de d iversas maneiras, tais como:
- Vitó r io:
Pode ter confiança em mim sei o que estou fazendo!
- Nor ma:
T ud o bem então , apenas não que r o morrer ho je, então foque na direção.
* Ou pode até memso ter ocor r ido uma ciden te .
* Ou
- Vitó rio :
Sim. Eu to prestando a ate nção. Então vamos ou n ão lá em casa.
- Nor ma:
Sim, você vence u. Vamos à sua casa então presta atenção no caminho .
...