Qualidade Total e ISO
Por: Carool - Santos • 1/5/2015 • Seminário • 2.490 Palavras (10 Páginas) • 427 Visualizações
ESCOLA TÉCNICA RODRIGUES DE ABREU
ADRIANA TEODORO
CAROLINE PEREIRA
ERZI MARIANO
JAQUELINE DA SILVA DUTRA
JONATHAS FERRAZ SILVA
QUALIDADE TOAL: ISO 9000, ISO 14000 E ISO 26000
BAURU
2014
ADRIANA TEODORO
CAROLINE PEREIRA
ERZI MARIANO
JAQUELINE DA SILVA DUTRA
JONATHAS FERRAZ SILVA
QUALIDADE TOAL: ISO 9000, ISO 14000 E ISO 26000
Trabalho a ser apresentado em classe com o objetivo de esclarecer os assuntos
Qualidade Total: ISO 9000, ISO 14000 e ISO 26000 na disciplina de Gestão Empresarial.
BAURU
2014
Sumário
1 – QUALIDADE TOTAL
2- ISO 9000
3 – ISO 14000
4 – ISO 26000
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- 1 – QUALIDADE TOTAL
- 1.1 – INTRODUÇÃO
Vivemos em um mundo, onde as pessoas estão ficando cada dia mais exigente. Visto isto, as pequenas, médias e grandes empresas, vem sofrendo diversas mudanças e investimentos para garantir a qualidade e a satisfação total do cliente.
Estas transformações vêm ocorrendo em escala mundial de acordo com a globalização do mercado. Um exemplo de transformação, são as inovações tecnológicas que facilitam o dia-a-dia que cada um, não só nas empresas, mas também nos lares de cada um.
Nesta perspectiva, as empresas exigem de seus funcionários a qualidade externa e interna, que veremos o quão fundamental é para cada empresa, seja eles comércio, social, prestadora de serviços, etc. Veremos também, algumas ferramentas que fazem parte da gestão pela qualidade total e auxiliam em um serviço cada vez mais completo para um cliente cada vez mais satisfeito.
- 1.2 – O QUE É A QUALIDADE TOTAL?
Qualidade total envolve todos os requisitos que os produtos ou serviços devem ter para atender as necessidades do cliente.
Visto isto, a palavra qualidade pode ter vários significados. Por exemplo, para um engenheiro a qualidade é praticamente a perfeição, zero defeito no projeto, o que significa zero defeito na conclusão do produto.
Já para uma dona de casa, a qualidade significa, além de um bom atendimento, um bom produto, ou serviço que a atenda especificadamente as suas necessidades. Ou seja, a qualidade total é a completa satisfação do cliente.
- 1.3 – DIFERENÇAS ENTRE QUALIDADE TOTAL E A GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL
Como dito até o momento, existem muitos significados para a qualidade, pois cada administrador tem um foco para seu produto ou serviço.
A qualidade total condiz assim, uma forma de administração da qualidade como principal foco na empresa.
Já a Gestão pela Qualidade Total é exatamente a concretização deste. É a realização de tal na empresa, através de idéias e de ações de todos os recursos organizacionais para melhoria continua da organização, como por exemplo, o bom relacionamento das pessoas envolvidas.
Segundo Joseph Juran, a gestão pela qualidade total inclui :
- Estabelecer objetivos abrangentes;
- Determinar metas;
- Atribuir responsabilidades;
- Fornecer recursos necessários
- 1.4 – PAÍSES DE REFERÊNCIAS INICIAIS DA QUALIDADE TOTAL
ESTADOS UNIDOS - Trabalhavam principalmente a qualidade interna, através de avaliação de desempenho e os programas de premiações por resultados na empresa, como por exemplo, a produtividade. Seu conceito de qualidade total era prevenção do erro e a garantia de qualidade do produto ou serviço.
Criaram-se os sistemas de garantia de qualidade para assegurar que a qualidade via controles, registros, certificados e evidências: a Qualidade Cartorial.
JAPÃO – A administração japonesa é completamente diferente da administração americana, logo, seu conceito de qualidade também será outro. Ao longo do tempo, foi se percebendo que quanto maior a qualidade do produto ou serviço, maior seria o faturamento. No caso de indústrias, a qualidade seria o aperfeiçoamento dos produtos cada vez mais.
Através de suas melhorias, o Japão passou a ser o principal país quando se fala em qualidade dos produtos. Por isso, hoje é o líder mundial de exportação de tecnologias e outros produtos no mundo todo.
BRASIL - A administração brasileira teve e tem grandes influências americanas, nossas técnicas são praticamente as mesmas aplicadas nos Estados Unidos. Porém, a qualidade brasileira deixa a desejar, pois nossos clientes exigem cada vez mais a melhoria dessa qualidade, por isso a busca por produtos estrangeiros vem aumentando gradativamente em nosso país. O Brasil ainda busca uma solução para o seu problema de qualidade, através de pesquisas e estudos de conceitos, pois os americanos estão aplicando técnicas japonesas em sua administração, e como o Brasil já seguiu o mesmo roteiro dos Estados Unidos, a solução seria continuar seguindo e também inovar, através das técnicas japonesas?
- 1.5 – QUALIDADE INTERNA E EXTERNA
Existem dois tipos de qualidade, a qualidade interna e a qualidade externa.
A qualidade interna, condiz na qualidade dos produtos, processos ou serviços. É como cada processo ou setor é administrado antes de chegar até o cliente.
Já a qualidade externa condiz na satisfação do cliente para com a empresa e seus serviços. É esta qualidade que diz se o cliente volta ou não a comprar ou utilizar os serviços da empresa. Ou seja, clientes satisfeitos é igual a empresa bem sucedida.
- 1.6 – FERRAMENTAS DA GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL
Neste tópico, veremos algumas ferramentas que auxiliam na gestão pela qualidade total.
...