Resumo ADM Mercadológica
Por: Raphaela Nascimento • 10/11/2015 • Artigo • 1.098 Palavras (5 Páginas) • 364 Visualizações
A NOVA ECONOMIA TAMBÉM FORNECEU UMA SÉRIE DE NOVOS RECURSOS:
- Elas podem operar um poderoso canal promocional e de novas informações com alcance geográfico maior. Por meio de um ou mais sites Web, a empresa pode apresentar seus produtos e serviços, sua história, sua filosofia empresarial, sua oportunidades de emprego e outras informações de interesse dos acionistas.
- As empresas podem coletar informações mais completas e valiosas sobre mercados, clientes atuais ou potenciais e concorrentes. Ao conduzir pesquisas de marketing usando a internet, os profissionais de marketing podem preparar grupos de discussão, enviar questionários e coletar dados primários de outras maneiras.
- As empresas podem usar redes intranets para facilitar a acelerar a comunicação interna, permitindo a seus funcionários trocar informações, pedir orientação, obter treinamento, manter políticas e manuais internos atualizados e acessar as informações necessárias a partir de fontes internas. Redes extranets permitem às empresas, ainda, unir fornecedores para enviar e receber informações, fazer pedidos e efetuar pagamentos de maneira mais eficiente.
- Os profissionais de marketing podem enviar anúncios, cupons, amostras e informações de maneira eficiente que os solicitem. Uma vez que todas as empresas compram e vendem, elas podem conseguir economias substanciais ao usar a internet para comparar os preços dos vendedores e comprar materiais.
DEFINIÇÃO DE MARKETING
- Vemos a administração de marketing como a arte e a ciência de escolher mercados alvo e de captar, manter e fidelizar clientes por meio da criação, entrega e comunicação de valor superior para eles.
TRÍADE DE VALOR AO CLIENTE
- O valor pode ser visto basicamente como uma combinação de qualidade, serviço e preço (QSP).
CANAIS DE MARKETING PARA ATINGIR UM MERCADO ALVO.[pic 1]
- Canais de comunicação.
- Canais de distribuição.
- Canais de prestação de serviços.
OS 4 OS DO MX DE MARKETING
a)Preço: Refere-se a quanto e como será cobrado do cliente. Neste quesito, o produto pode ser barato ou de luxo. Pode ser cobrado uma só vez ou por mensalidade. Entre outras tantas estratégias como preço psicológico, pague quanto quiser, leilões, etc.
b) Praça ou Ponto: Refere-se ao local que o produto estará disponibilizado. Neste caso, pode ser on-line ou em lojas físicas. Mas também sobre os prazos de entrega e de atendimento. Em muitos casos, é interessante pensar em utilizar praças de serviços/produtos complementares. Por exemplo, vender material esportivo em clubes ou academias.
c) Produto: Refere-se às características e atributos que o produto ou serviço da sua empresa terá. Aqui deve-se decidir tamanhos, cores, etc. Funcionalidades de maneira geral do que está sendo oferecido.
d) Promoção: Refere-se às estratégias de divulgação utilizadas. Isso vai envolver tanto estratégias on-line como links patrocinados, Fanpage, quanto estratégias off-line como anúncios, rádio, entre outras possibilidades.
OS PRINCIPAIS PROPULSORES DA NOVA ECONOMIA
- Digitalização e conectividade
- Desintermediação e reintermediação
- Customização e customerização
- Abrangência do setor
DIGITALIZAÇÃO E CONECTIVIDADE
- Intranets
- Extranets
- Internet
- m-commerce = comércio móvel
DESINTERMEDIAÇÃO E REINTERMEDIAÇÃO
- Livrarias, lojas de CDs, agência de viagem foram desintermediados pelos novos e-tailers e novos intermediários surgiram.
CUSTOMIZAÇÃO E CUSTOMERIZAÇÃO
- A combinação de customização operacional e da customização de marketing tem sido chamada de customerização.
- Produtos personalizados e marketing personalizado.
ABRANGÊNCIA DO SETOR
- Fronteiras desaparecendo
VALOR PERCEBIDO PELO CONSUMIDOR
- É diferença entre a avaliação que o cliente potencial faz de todos os benefícios e todos os custos de uma oferta e as alternativas percebidas.
O VALOR TOTAL PARA O CONSUMIDOR
- É o valor monetário percebido de um conjunto de benefícios econômicos, funcionais e psicológicos que os consumidores esperam de uma determinada oferta de mercado.
O CUSTO TOTAL PARA O CONSUMIDOR
- É o conjunto de custos em que os consumidores esperam incorrer para avaliar, obter, utilizar e descartar uma determinada oferta de mercado.
O COMPRADOR SOMA
- Produto
- Pessoal
- Serviços
- imagem
AS EMPRESAS PRECISAM ADMINISTRAR CINCO PROCESSOS DE NEGÓCIOS CENTRAIS:
[pic 2]
CLIENTES PERDIDOS E VALOR AO LONGO DO TEMPO
- Alto nível de rotatividade dos clientes
- O que fazer ?
- 1º Calcular seu índice de retenção
Ex: no caso de uma revista conhecer seu indicador de renovação.
Em uma universidade o indicador de re- matricula.
- 2º identificar as causas dos problemas
Preço ?
Serviço ?
Qualidade ?
- 3º estimar monetariamente esta perda
Perda de faturamento
Perda de lucro
- 4° quanto custo reduzir i índice de perda
Se o custo for menor que o lucro perdido, a empresa deve assumir o custo.
...