Trabalho Interdisciplinar
Por: Dani Faria • 25/11/2017 • Trabalho acadêmico • 6.607 Palavras (27 Páginas) • 314 Visualizações
COMO IDENTIFICAR OS PROCESSOS ESTRATÉGICOS DE GESTÃO DE PESSOAS INCORPORADOS NAS ROTINAS DE DEPARTAMENTO PESSOAL
ANA LÚCIA GREGÓRIO
(analucia.RCG@hotmail.com)
CASSELEI COSTA CARDOZO
(casselei_costa@hotmail.com)
DANIELI THAIS DE FARIA
(danieli.faria@hotmail.com)
FABIANA APARECIDA DE SOUZA
(fabianasmacedo@hotmail.com)
JÉSSICA APARECIDA TAVARES
(jessicapagode28@gmail.com)
CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS
CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Resumo: Este artigo discorre sobre a influência da globalização nos direitos humanos, mostrando ainda como aplicar melhor os processos de gestão de pessoas e agir de modo preventivo quanto aos deveres da organização para com seus empregados. Direcionar a liderança a agir estrategicamente motivando a equipe de trabalho aplicando melhor o conhecimento de cada indivíduo nas atividades diárias. Todo o processo se inicia com o recrutamento e seleção de pessoal envolvendo os dirigentes para maior compreensão das decisões a serem tomadas em relação ao pessoal. A área de Recursos Humanos deve agir de modo preventivo e assessorar todos os gestores nas rotinas diárias. Observando cautelosamente todos esses assuntos abordados no trabalho, a ação dos gestores será mais justa e agregará valores aos recursos das organizações.
Palavras chaves: Recursos Humanos – Organizações – Assessorias Jurídicas - Processos
- INTRODUÇÃO
Os processos relacionados à Gestão de Pessoas que tratados neste artigo, procura ter uma visão holística e eficaz das formas de conduzir e alinhar as pessoas numa organização, procurando sempre alcançar seus objetivos alicerçados pelos valores e princípios éticos de qualquer empreendimento.
Com a globalização e aumento das suas influencias nos processos econômicos e sociais em nosso país, atinge também diversas questões de uma organização e é responsabilidade desta a implementação das novas ferramentas de tecnologias para seu crescimento.
Entretanto, as organizações deverão ter um auxílio específico e estabelecer normas vigentes de assessorias jurídicas preventivas para que as relações de trabalho fluam de maneira tranquila sem conflitos.
Estabelecer um processo de agregar, desenvolver e manter pessoas sem qualquer ato discriminatório que possa prejudicar a imagem e o nome da empresa. A criação da motivação organizacional é uma estratégia de passos firmes e largos para desencadear uma boa participação tanto pessoal quanto profissional que eleva a produção. Criar uma nova forma de liderança entre líder e liderado para maior resultado dos objetivos da empresa.
Dessa forma, pode-se entender a importância para organização dos processos de recrutamento e seleção, levando em consideração todas as etapas deste processo, analisando ainda os métodos a serem abordados para seleção de talentos que agreguem competências aos objetivos organizacionais. Este processo poderá ser feito e elaborado através de pessoas altamente qualificadas, capacitadas e com competência para desenvolver a função, independente de qual seja. Aí está a grande importância das pessoas no contexto organizacional.
Muitos aspectos do mundo globalizado fazem com que os direitos humanos se tornem uma atividade complexa, multidisciplinar, cheia de setores e principalmente de interesse nacional e internacional. As extremas facilidades das novas tecnologias oriundas da leitura da pós-modernidade em relação aos padrões de qualidade de vida, enganam com a promessa de muita prosperidade e praticamente sem nenhuma dor, fazem com que todos queiram vivenciar e usufruir deste mundo novo.
Mas pode se ver que a verdade não é bem essa, a chegada da globalização realça com mais intensidade aos novos mecanismos ideológicos, políticos e econômicos utilizados para intensificar a produção e ao mesmo tempo, sufocar a organização dos trabalhadores. Através de estratégias, tais como: a terceirização, a flexibilização, a busca por mão de obra barata e o controle de qualidade, a globalização colaborou para o aumento da colonização e da exploração do trabalho.
Com o crescimento da exportação empresários de “n” setores vêm investindo em qualidade e aumento da produção para poder atender a demanda externa. Com tudo, eles priorizam a automação, empregando cada vez menos pessoas, ou seja, investem em atividades intensivas com poucos trabalhadores qualificados.
Entretanto, isso nos leva ao pensamento de que a globalização atinge inúmeras questões sociais, sobretudo aqueles que se referem ao trabalhador e ao trabalho. A pobreza que se alastra, o aumento compulsivo do desemprego, a exclusão social, a criminalidade dominando todos os setores da atividade humana, em especial nos países menos desenvolvidos, são consequências de um mundo globalizado. Assim também a internet dominou o mundo, onde a economia tomou posse dessa nova era de acessos, resultando a troca de operários pela substituição das tecnologias inteligentes.
No mundo em que estamos hoje é difícil de imaginar a economia sem os recursos dessa revolução tecnológica, pois é através dessa revolução que temos os grandes avanços da economia, facilitando também a vida de muitas pessoas, mas infelizmente existe grande parte da população que ainda não conhece um computador, com isso as condições dessas pessoas serem incluídas na esfera digital são mínimas.
2. FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA
Certamente o que mais se espera da empresa numa economia é que ela cresça e gere emprego, além de exercer uma função social. O principio da função social da empresa está demonstrado através da importância que ela dá ao o desenvolvimento de uma sociedade mais justa. A função social da empresa deve ser cumprida através das ações de produção de seus bens e serviços proporcionando o interesse da coletividade. Distribuir riquezas, gerar emprego e promover o bem social através do desenvolvimento de seus profissionais e cuidados com o meio ambiente. Não se pode obrigar uma empresa a prestar a caridade, mas ela de certa forma deve levar em conta o papel que tem dentro da sociedade, possibilitando a sua existência.
...