Trabalho Montando Empresa
Por: kuroyuex • 25/4/2015 • Trabalho acadêmico • 5.604 Palavras (23 Páginas) • 243 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Comunicar-se adequadamente é essencial nas atividades do mundo globalizado, onde conhecimento e tecnologia são fatores chave para o progresso pessoal e profissional. Dominar um segundo idioma nesse cenário é vital para a sustentação das pessoas em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo.
Nesse contexto, cresce a cada dia o número de escolas e cursos de idiomas, com predominância do inglês, que aparece como uma língua quase que universal, sendo utilizado em praticamente todas as áreas do conhecimento.
No Brasil, a língua inglesa se faz cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, seja em programas de rádio e televisão, nos veículos de mídia impressa e principalmente na internet.
Aprender inglês é uma necessidade percebida pela grande maioria das pessoas. Porém, ao que tudo indica, não está próxima a saída para suprir essa necessidade em curto prazo (ROSSETTI et al., 2009).
Para Crystal (2003), à medida que o inglês tem se tornado o principal idioma na comunicação entre as nações do mundo, é fundamental que as escolas garantam um ensino com precisão e eficiência; a partir dessa constatação torna-se indispensável conhecer as dificuldades, principalmente dos adultos, no processo de aprendizagem da língua inglesa.
É inegável a quantidade de barreiras que existem para quem tem que aprender um novo idioma.
Segundo Madeira (2008), as crenças sobre aprendizagem de línguas têm sido tópico de interesse entre autores e pesquisadores na área de ensino de línguas. Os resultados de seu trabalho demonstram que a maioria dos alunos nem sempre escolhe os melhores caminhos durante o processo de aprendizagem, ou, simplesmente, o interrompem. Slogans como “pense em inglês”, “aprenda com professores nativos”, ou crenças como “para aprender tem que ir prá lá” e “crianças aprendem melhor”, por exemplo, podem servir mais como fatores inibidores da motivação para o aprendiz do que facilitadores do processo de aprendizagem.
Outro empecilho no ensino tradicional de língua estrangeira é que normalmente as aulas seguem um calendário pré-definido pelas escolas, geralmente inflexível.
4
Essa inflexibilidade pode trazer prejuízos para o aluno que, por algum motivo, necessita ausentar-se por uma ou mais aulas em determinado módulo do curso, o que dificulta o prosseguimento do aprendizado com bom aproveitamento (ROSSETI et al, 2009).
A língua inglesa não é simplesmente um conjunto de regras gramaticais e uma lista de vocabulário a serem memorizadas. As escolas e os profissionais que atuam com o ensino da língua inglesa necessitam de estratégias para que consigam aplicar de forma eficaz os parâmetros curriculares (competências e habilidades), para que os alunos sintam-se motivados a aprender inglês.
Para Riolfi (1991)
...“um processo de ensino/aprendizagem baseado na interação significativa entre os sujeitos propicia resultados visivelmente superiores aos dos métodos pautados no ensino de regras gramaticais e repetição de padrões "corretos", e mesmo daqueles métodos que pregam a escritura de composições.”
No aprendizado de um segundo idioma o grande desafio é superar dificuldades em desenvolver uma proposta de ensino cuja apresentação de conteúdos tenha como base a interação professor-aluno(s), o uso da língua-alvo a partir de determinados contextos e funções e o ensino indutivo da gramática.
Um estudo conduzido por Ribeiro (2006) demonstrou que as atitudes do professor, assim como sua abordagem comunicativa, favorecem a interação entre os alunos e estabelece um a mb ie nte desco ntra ído de e ns ino, fa vorá ve is ao a ume nto d a mo t ivaç ão e, consequentemente, um melhor desempenho no curso.
Para Haguenauer (2003), do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação – LATEC, “basicamente, o que a Internet traz de novo para o panorama da educação é a capacidade de comunicação e de interação: dos alunos entre si; do aluno com o professor e do aluno com a equipe de suporte”.
U ma car acte r ís t ica impor ta nt e ta mbé m apo ntad a por Ha gue na uer é a interdisciplinaridade. Geralmente, quando se trata do ensino apoiado pela Internet, não existe apenas um professor, mas uma equipe composta por vários profissionais: especialistas de conteúdo, especialistas em ensino a distância, profissionais de informática e de redes, web designers, redatores, entre outros, que podem colaborar para o processo ensino-aprendizagem. Outra principal vantagem dos cursos online é a flexibilização de tempo e espaço.
Como modalidade educacional alternativa para a transmissão de informações o ensino baseado na internet tornou a educação convencional acessível aos residentes em áreas isoladas
5
ou àqueles que não possuem condições de cursar o ensino regular no período apropriado (ALMEIDA, 2003).
Para esse mesmo autor o ensino à distância é uma modalidade educacional cujo desenvolvimento relaciona-se com a administração do tempo pelo aluno e o desenvolvimento da autonomia para realizar as atividades indicadas no momento em que considere adequado, desde que respeitada às limitações de tempo impostas pelo andamento das atividades do curso, o diálogo com os colegas para a troca de informações e o desenvolvimento de produções em colaboração.
Para Valente (2003) o primeiro desafio é saber apresentar uma proposta de curso à distância que seja coerente entre o que se faz e o que se espera como produto educacional desta ação. Ainda para o autor, esta possibilidade de em um curso à distância, professores e alunos poderem explicitar ideias e ações e estas serem refletidas pelos envolvidos no curso, traz ao processo ensino-aprendizagem uma dimensão positiva, muito difícil se ser alcançada em cursos presenciais.
Com base no cenário exposto, propomos a criação de uma empresa especializada em cursos online de inglês, com qualidade de ensino e suporte adequado aos alunos, que atenda aos mais variados segmentos da sociedade.
Serão consideradas nesse projeto a utilização ampla da internet e tecnologia digital para a aprendizagem do idioma, além de uma plataforma pedagógica que permita um processo contínuo de motivação, com professores à disposição dos alunos 24 horas por dia, de forma a proporcionar ao aluno organizar seus estudos e participar das atividades num ambiente de total interação, para uma aprendizagem significativa.
Através desta, partes interessadas da sociedade podem obter por valores acessíveis,
...