UMA NOTA SOBRE O PROCESSO DE EQUIPE
Por: Fabiana Cerquearo • 18/10/2020 • Resenha • 587 Palavras (3 Páginas) • 120 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DA SAÚDE COM ÊNFASE EM ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR
Resenha Crítica de Caso
Nome do aluno Fabiana Cerquearo
Trabalho da disciplina Gestão de Pessoas
Tutor: Prof. Marcelo Tadeu de Assis
CARAGUATATUBA
2020
UMA NOTA SOBRE O PROCESSO DE EQUIPE
Pessoas trabalham cada vez mais em grupos. Indivíduos podem tomar decisões melhores em períodos mais curto de tempo quando tem a especialização necessária e as tarefas são relativamente simples, porem quando as atividades são complexas exigem uma diversidade de habilidades e equipes são em geral mais eficazes, ao combinar a especialização e a experiência de diversos indivíduos, uma equipe trabalhando em conjunto produz e gera melhores resultados do que indivíduos agindo sozinho.
Porem grupos muitas vezes são ineficazes e inúteis, pois compromete a responsabilidade e a criatividade individual ao nivelar a tomada de decisões pelo mínimo denominador comum.
Existe também a questão pessoal, cada perfil segue uma tendência e é necessário respeita-la para conseguir um melhor resultado.
Um grupo de pessoas trabalhando juntas não é uma equipe, equipes são formadas por indivíduos únicos e cada um traz suas próprias expectativas, pressuposições e sentimentos a equipe. Não é fácil avaliar processos, é preciso bancar o detetive.
Saber lidar de maneira eficaz com o processo de solução de problemas é uma das chaves para o sucesso de uma equipe.
Um processo de tomada de decisão inclui quatro etapas. Identificar e explorar o problema; Gerar Soluções possíveis; Aperfeiçoar e criticar as soluções possíveis e Implementar a solução.
A participação, normalmente pessoas com um cargo mais elevado e pessoas mais falantes tem uma tendência a participar mais dos processos, porem se haver uma grande disparidade isso indica que o processo não esta sendo eficaz, as diferenças de gênero e culturais também influenciam a participação no processo, porem vale lembrar de avaliar certos fatores, nem sempre quem é muito participativo traz um melhor resultado. Sempre é bom ter um juiz na equipe que incentive os mais quietos, e tenha esse perfil acolhedor e sensato.
A influencia e participação não são a mesma coisa, muitos falam sem conteúdo e alguns falam pouco com um teor muito bom.
A intervenções se o grupo dominam uma discussão uma estratégia é simplesmente apoiar ou reforças as opiniões dos membros cuja as ideias são levadas em consideração.
A capacidade de passar por conflitos construtivos e pelo desgaste criativo é vital para uma equipe tornar-se altamente produtiva.
Equipes eficazes buscam conflitos de tarefa e ao mesmo tempo minimizam conflitos afetivos.
...