A Arte Bizantina
Por: layane_arq • 15/6/2016 • Dissertação • 1.066 Palavras (5 Páginas) • 772 Visualizações
Arte bizantina
A partir de 313 a. C. Constantino declara por meio de uma lei, que o cristianismo não será mais perseguido pelo império romano. Data importante para o desenvolvimento da arte. Continua uma liberdade religiosa no império; 330 a.C. Constantino transferi a capital do império que era em Roma (ocidente) para bizâncio que passou a ser conhecida também como Constantinopla ( oriente) ; 380 a.C. Teodósio decreta o cristianismo como religião oficial do império romano; 405 a.C. ele divide a capital do império em Roma e Constantinopla; Desenvolvimento desigual entre as duas capitais; Em 476 a.c. um chefe bárbaro chamado de Odoacuro mata o ultimo imperador do ocidente, acabando o império romano do ocidente; Ravena é um local de grande concentração de arte bizantina; exemplo: igreja santo Apolinário novo -sec VI A arte bizantina é um estilo internacional, que aparece no interior do império, mas não se limita apenas no território do império bizantino, indo além de suas fronteiras; Um grande pintor de ícones bizantinos do século XV era andrei rublev, de nacionalidade russa; As primeiras igrejas surgiram das reorganizações ou readaptações de antigos prédios civis; Na arte bizantina raramente eles representam o cristo crucificado; representando-o como imperador, o todo poderoso; A arte bizantina tem como finalidade abrir aos olhos dos fieis os esplendores do mundo celestial, representadas nos interiores das igrejas; Características da pintura/mosaico: Há uma diluição da matéria, São representações bidimensionais; frontalidade; As cores não sã0 usadas de forma aleatórias, são cores com significados exigidos tanto pelo império, quanto pela igreja; tbm não há um modelar da forma, apenas pinturas; Ex: o dourado (folhas de ouro) são usadas para representação do céu, devido que a maior riqueza terrena na época era o ouro, então simbolicamente a maior riqueza que eles poderiam alcançar seria o céu, a salvação; Azul celestial: manto da virgem; Purpura: so podia ser usado para os mantos imperiais; Branco: significa ressureição Verde: renovação espiritual Não há representação da espacialidade e do tempo; Arte solene; Ícone: pintura sobre madeira; Desmaterização: substituindo o cimento romano por um material mais leve que é o tijolo; podendo assim ter mais abertura de janelas; Igreja de santa sophia: construída pelo imperador justiliano em 532 a 537 a.c.; posteriormente servirá de modelo para muitas igrejas bizantinas, Há uma contradição entre a singeleza (aparência de pobreza) no exterior e um interior, fulgurante, deslumbrante, há tbm uma verticalidade, No sec IX ocorreu um movimento rigorista cristão em Constantinopla chamado de iconoclastia, destruindo varias imagens bizantinas, Locais importantes da igreja seria o centro da cúpula e a abside( altar), locais onde geralmente há a representação do cristo pantocrator, ex: igreja de são marcos, Veneza.
Românico
É de fato o primeiro estilo que se compõe, na era medieval com um caráter diferenciado; Teve sua área de influência da Itália, Gália (em especial a Provença), Espanha (com influencia muçulmana), Germânica e Bretanha (onde se celtiriza); As primeiras abadias eram do século IV: 1- Poitiers, instituída por são Hilário e 2- Tours, por são Martinho; Principais abadias foram: 1-abadia de Cluny (Borgonha- Somme e Loire) fundada em 909 pelo duque de Aquitânia; 2- abadia de Cister 1098 por são Roberto; 3- abadia de Claraval (clairvaux) 1114 por são Bernardo; Principio inovador: cruzamento de ogivas; O órgão dominador da arquitetura passou a ser a abóbada (XI); As paredes ganharam espessuras para sustentar as abóbadas; Planta românica abrigava: 1- átrio; 2- nave central; 3- naves laterais; 4- transepto; 5- coro; 6-ambulatorio; 7- abside; 8-absidiolas e 9-torres; Templos qualificados: 1- abacial: igreja de uma comunidade dirigida por um abade, 2-cadetral: igreja onde o bispo tem sua cátedra, entre outros; Elementos arquitetônicos: abóbadas (uso do berço de aresta e em arco de claustro), posteriormente substituem as de berço por arcos duplos que se sustentam em pilares; aberturas raras e estreitas (uso de torres nos cruzamentos das naves ou nas fachadas, algumas até são isoladas do corpo da igreja); contrafortes; Elementos decorativos: pintura e baixo-relevo: técnica pobre, influência de modelos orientais, ausência de perspectiva, figuras uniformes (curvados para frente, joelhos dobrados, cotovelos junto ao corpo, mãos ativas, expressivas); esculturas: imitação de formas rudes, figuras curtas e alongadas, esquematização de formas abstratas, gestos estereotipados, ausência de movimentos naturais, pernas cruzadas em x, braços colados ao corpo, movimentos exagerados, mas sem vida; a maioria das igrejas de abadias são no estilo românico, a maioria das catedrais são no estilo gótico, entretanto há exceções: catedral de pisa 1064( românico) e igreja de san deni sec vi, reforma no sec XII tornando-a gótica; horizontal
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