Arte Bizantina
Por: Daniela Hendo • 21/5/2015 • Resenha • 295 Palavras (2 Páginas) • 910 Visualizações
A Arte Bizantina
Sua origem é de Constantinopla, que era a Capital do Império Romano, atual Istambul. O cristianismo chegou ao Império quando o Imperador liberou o culto e sua proteção, e fez com que os aspectos de outras religiões fossem destacados no oriente.
A arte em questão foi influenciada por Roma, Grécia e Oriente, o que gerou um estilo novo e colorido, destacava não a forma mas sim o conteúdo. A sua expressão é o mosaico e a arquitetura, a pintura e escultura não tiveram um grande desenvolvimento pois tiveram obstáculos como o movimento iconoclasta, que eram destruidores de imagens. Em relação a arquitetura, a que mais se destaca é a Igreja de Santa Sofia, onde foi usado o mosaico com formas geométricas, de cenas do Evangelho. Mas as igrejas eram dominantes, construídas com base circular, octogonal ou quadrada, haviam cúpulas e eram ricamente decoradas.
Já o mosaico foi usado também para retratar a imagem do Imperador ou a imperatriz, e destacou a figura dos profetas. Havia dois tipos de mosaico, o pavimento em que era feito no chão, em superfície horizontal. E o mosaico parietal, feito sobre paredes e superfícies verticais.
Os importantes ícones bizantinos são, a imagem da Virgem Maria, segurando o Menino Jesus nos braços. A cidade de Ravenna, um importante portuário no leste da Itália, onde fica também a Basílica de São Vital que possui mosaicos da Primeira Idade do Ouro. Tendo tema figurativo, sem paisagem no fundo e em posição frontal.
As paisagens com poucos elementos, chamadas de minimalistas e as figuras estilizadas. E havia cores que eram permitidas, como o azul, dourado, branco, preto, vermelho, roxo, verde e marrom
Daniela Hendo
Nº4 2ª série B
...