A ESCOLA DE CHICAGO
Por: EMR0723 • 1/4/2019 • Resenha • 394 Palavras (2 Páginas) • 295 Visualizações
Contexto Histórico de Chicago
Em 1804 o exército americano funda o Forte Dearbon, que destruído pelos índios em 1812, já em 1830 a nova localização recebe a forma de cidade, dividindo em quadrados de meia milha quadrada .
A cidade por sua vez é construída em sua maior parte com material madeira.
O Incêndio ocorrido em 1871 as possíveis causas que podem ter levado ao incêndio foi clima seco e temperatura elevada e casas e edifícios em madeira.
O que resultou em trezentos mortos, 100 mil pessoas desabrigadas e duzentos milhões de dólares em prejuízos.
A reconstrução contou com a chegada de arquitetos e engenheiros do mundo inteiro; soluções executadas de acordo com as necessidades; a engenharia e a arquitetura da cidade só foram possíveis devido, a técnicas construtivas e tecnologias que permitiram um menor tempo.
Surgimento de um moderno centro de negócios, com edifícios para escritório, grandes magazines, hotéis. Foi dessa forma que o crescimento da cidade, foi gerado no âmbito comercial e industrial. O que acarretou em um saturamento populacional, ocasionando vários problemas sociais, como o crescimento da criminalidade; surgimentos de gangues; bolsões de pobreza e desemprego; imigração, gerando os guetos.
O que foi a escola de chicago
Os protagonistas desses acontecimentos são indicados coletivamente com o termo de “Escola de Chicago”.
Foi um movimento onde correntes de pensamento de diferentes áreas e épocas foram discutidas e desenvolvidas na cidade de Chicago. Integrada por arquitetos que propunham soluções semelhantes.
Arquitetos e engenheiros
A primeira geração
William W. Boyington (1818-1898) - The board of trade building
J.M van Osdel (1811-1891) - The New Tremont House (1873)
Willian Le Baron Jenney (1832-1891)
Lieter Building II (1989)
A segunda geração
Dankmar Adler (1844-1900)
Guaranty Building (1894-17895)
Louis Sullivan (1856-1924)-Auditorium Building de Chicago
As Novas Tecnologias
A Escola de Chicago teve como uma de suas preocupações a pesquisar novos materiais e novas formas de construir;
Surgem materiais a prova de fogo para revestir as estruturas dos edifícios ;
Edifícios de vários pavimentos; (preocupação da altura- MOBILIDADE)
C .W .Baldwin – Elevador Hidráulico Inventado e construído 1870;1887 começa a se difundir-se o elevador elétrico; 1897 O elevador telefone que permitirá o funcionamento em hotéis , magazines, e escritórios. Em edifícios de vários pavimentos. Outro engenhoso avanço estrutural seria a substituição das antigas abobadilhas de tijolos maciços, que pesava cerca de 375 kg/m², por abobadilhas feitas em lajotas cerâmicas, cujo peso se reduzia para aproximadamente 175 kg/m². Lajotas cerâmicas: São elas de uma nova tecnologia, uma espécie de blocos para fazer lajes.
...