As Cardiopatias Isquêmicas
Por: Lucas Alves Ferreira • 8/8/2019 • Relatório de pesquisa • 3.228 Palavras (13 Páginas) • 461 Visualizações
“As Cardiopatias isquêmicas constituem a principal causa de morte em países desenvolvidos, caracterizadas por um inadequado balanço entre a oferta e o consumo de oxigênio pelo músculo cardíaco (miocárdio), sendo desencadeada por condições que levam à diminuição da oferta de oxigênio pelo fluxo sanguíneo e/ou também por condições de consumo excessivo de oxigênio pelo miocárdio.”
Em relação às cardiopatias isquêmicas, faça as associações corretas de acordo com os 6 conceitos mencionados no Capítulo 4 da Unidade II:
- Categoria de fármacos representados pelo diltiazem e verapamil, utilizados no tratamento da angina, com ação vasodilatadora mais observada nos vasos de resistência, levando a diminuindo a pós-carga e vasodilatação das coronárias. Também atuam comprometendo a condução atrioventricular e contratilidade, diminuindo a FC e força de contração, reduzindo o trabalho cardíaco.
- É a forma mais comum de angina, causada pela diminuição do fluxo sanguíneo coronariano, deixando o coração vulnerável a uma nova isquemia em situações que levem a um aumento de demanda por sobrecargas cardíacas (ex: atividade física e estresse emocional).
- É a forma mais importante de Doença Isquêmica do Coração (DIC) que ocorre por um aporte insuficiente de sangue para o miocárdio devido a um bloqueio das artérias coronárias, de modo que o cardiomiócito é danificado ou morre.
- Fármacos indicados para o alívio da dor e da ansiedade nestes pacientes além de possuir ação adjuvante de vasodilatação.
- Tipo de angina caracterizada por dor frequente, com padrão crescente que surge por esforços cada vez menores, ocorrendo quase sempre em repouso. É denominada de angina pré-infarto por ser uma precursora do IAM em diversos pacientes.
- Compostos utilizados nas cardiopatias isquêmicas com capacidade de relaxar a musculatura lisa vascular devido a sua metabolização e conversão em óxido nítrico, reduzindo a pré-carga cardíaca e consequentemente o consumo de oxigênio pelo coração, podendo ocasionar cefaléia e hipotensão postural.
- ( ) Analgésicos Opióides OP 4
- ( ) Nitratos Orgânicos
- ( ) Antagonistas dos Canais de Cálcio OP 1
- ( ) Angina Estável
- ( ) Angina Instável
- ( ) Infarto Agudo do Miocárdio ACHO EH OP 3
Marque a sequencia correta.
Escolha uma:
[pic 1]a. 3,2,4,1,5,6
[pic 2]b. 6,5,4,3,2,1
[pic 3]c. 1,2,3,4,5,6
[pic 4]d. 4,6,1,2,5,3
Questão 2
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
[pic 5]Marcar questão
Texto da questão
Os diuréticos são a classe de fármacos mais usada no tratamento da hipertensão arterial, sendo neste caso sempre utilizados como monoterapia.
Marque verdadeiro ou falso.
Escolha uma opção:
[pic 6]Verdadeiro
[pic 7]Falso
Questão 3
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
[pic 8]Marcar questão
Texto da questão
Os medicamentos antagonistas adrenérgicos ou simpatolíticos produzem seus efeitos antagonizando as ações do SNA simpático. Podem ser classificados de acordo com o tipo de receptor em que exercem suas ações, ou seja, antagonistas alfa e beta adrenérgicos. Os antagonistas adrenérgicos têm a capacidade de reduzir a atividade nervosa simpática, evitando somente que o agonista ou neurotransmissor interaja com o receptor. Com relação a tratamento farmacológico com esse grupo de fármacos:
Marque o item correto.
Escolha uma:
[pic 9]a. O antagonismo não seletivo em receptores β e α-adrenérgicos pode levar a uma redução de débito cardíaco e vasoconstrição.
[pic 10]b. O antagonismo seletivo gerado em receptores β₂-adrenérgicos pode levar a uma redução de débito cardíaco sem ocasionar broncoespasmo.
[pic 11]c. O antagonismo seletivo em receptores β₁-adrenérgicos pode levar a um aumento do débito cardíaco.
[pic 12]d. O antagonismo não seletivo gerado em receptores β-adrenérgicos pode levar a uma redução de débito cardíaco e consequentemente broncoconstrição.
Questão 4
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
[pic 13]Marcar questão
Texto da questão
“O objetivo primordial do tratamento da hipertensão arterial é a redução da morbidade e da mortalidade cardiovascular do paciente hipertenso, aumentadas em decorrência dos altos níveis tensionais e de outros fatores agravantes. São utilizadas tanto medidas não-farmacológicas isoladas como associadas a fármacos anti-hipertensivos. Os agentes anti-hipertensivos a serem utilizados devem promover a redução não só dos níveis tensionais como também a redução de eventos cardiovasculares fatais e não fatais.”
Com relação ao tratamento farmacológico da hipertensão arterial, julgue as afirmativas a seguir.
I. O aumento do débito cardíaco, volemia e resistência vascular periférica são objetivos do tratamento farmacológico da hipertensão.
II. O bloqueio farmacológico do sistema renina-angiotensina-aldosterona pode resultar em redução da pressão arterial por reduzir a vasoconstrição e reabsorção de sódio e água. ACHO EH CERTO
III. A redução do débito cardíaco pode ser feita através do bloqueio de receptores alfa-adrenérgicos.
ACHO EH FALSA
IV. O aumento de óxido nítrico pelos nitratos orgânicos resulta em vasodilatação e redução da pressão arterial. ACHO EH VERDADE
Marque o item correto.
Escolha uma:
[pic 14]a. F,F,V,V
[pic 15]b. F,V,F,V
[pic 16]c. F,F,F,V
[pic 17]d. V,V,F,F
Questão 5
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
[pic 18]Marcar questão
Texto da questão
Os Trombolíticos são fármacos que devem ser administrados tardiamente no IAM como medida de reperfusão da artéria ocluída em pacientes sem contra-indicação.
Marque verdadeiro ou falso.
...