ESTUDO DOS SOLOS E MATERIAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Por: Junior Rodolfo • 15/8/2017 • Bibliografia • 775 Palavras (4 Páginas) • 509 Visualizações
[pic 1]
ESTUDO DOS SOLOS E MATERIAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Professorº Leopoldo Quinareli
IDENTIFICAÇÃO DO SOLO SEGUINDO A NBR 7250
Grupo:
Antonio Junior n° 03
Diego n° 09
Hernan n° 16
Douglas nº 40
Matheus n° 41
Capão Bonito, 08 de agosto de 2017
Sumário
INTRODUÇÃO 3
OBJETIVO 3
MATERIAIS UTILIZADOS 4
DESENVOLVIMENTO 4
Definição dos tipos de solo 4
Plasticidade 4
Compacidade 5
Consistência 5
Passo a passo 5
CONCLUSÃO 6
BIBLIOGRAFIA 7
INTRODUÇÃO
Neste relatório expressaremos os resultados obtidos através de uma analise táctil-visual de uma amostra de solo, onde podemos observar suas características como o estado do solo, a determinação do tipo do solo em suas respectivas profundidades de ocorrência, a posição do nível de água e os índices de resistência à penetração a cada metro, bem como, sua plasticidade, compacidade e consistência.
OBJETIVO
Classificar as amostras em tipos de solos finos ou grossos, de acordo com os resultados obtidos no teste visual e táctil.
MATERIAIS UTILIZADOS
Amostra de solo extraída com mais de meio metro de profundidade, trado cavadeira e trena e enxada.
DESENVOLVIMENTO
Definição dos tipos de solo
Solos grossos: aqueles cujo diâmetro da maioria absoluta dos grãos é maior que 0,074mm (mais que 50% em peso, dos seus grãos, são retidos na peneira n. 200); Pedregulhos – areias – solos pedregulhosos ou arenosos com pouca quantidade de finos (silte e argila).
Solos finos: aqueles cujo diâmetro da maioria absoluta dos grãos é menor que 0,074mm; Siltes – argilas.
Plasticidade
A plasticidade de um solo é produzida pela água absorvida que circunda as partículas coloidais laminares dos argilominerais, predominando as forças de superfície. Existe uma primeira camada de água fortemente aderida às partículas que atua como um sólido rígido que possui uma viscosidade até 100 vezes superior a água ordinária e uma segunda camada relativamente livre cuja espessura é variável e depende do tipo de argilomineral presente. Em argilas é grande a quantidade de partículas coloidais e, sendo assim, a superfície especifica das laminas é muito alta. Devido a isto e ao arranjo das partículas em uma argila (estrutura), a tensão superficial dos filmes da água no sentido da atração molecular é bastante alta e assim a água não encontra facilidade para transitar nos poros, o que confere uma baixa permeabilidade a estes materiais.
Compacidade
É um índice utilizado para determinar o grau de compactação de um material granular, não-coesivo, como as areias. Quando o solo apresenta compacidade relativa CR = 100%, significa que ele está em sua máxima compactação e conseqüentemente com índice de vazios mínimos, por outro lado se CR = 0% a compactação é mínima e o índice de vazios é máximo, ou seja amostra está o mais fofa possível.
O índice de compacidade é muito útil quando, por exemplo, uma areia é utilizada na construção de um filtro ou um dreno, pois somente depois de determinar o CR é que se torna possível conhecer o coeficiente de permeabilidade, por meio do qual se podem determinar as vazões e, finalmente, dimensionar a sua obra.
...