Ergonomia - Estudo Ergonomico
Por: Kaah Barreto • 4/3/2017 • Trabalho acadêmico • 520 Palavras (3 Páginas) • 320 Visualizações
[pic 1]
Instituto de Educação Superior de Brasília
Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo – 4º Semestre/Noturno
Ergonomia, Saúde e Segurança do trabalho – Prof. Marco A. Lobo
Aluna: Kaline Barreto – 1421140037
Atividade de Ergonomia
Estudo das cores – Amarelo na arquitetura
Brasília-DF
Maio de 2016
As Cores e a Arquitetura
A Arquitetura e o design de interiores mantêm uma relação e estreita com as cores, sendo consideravelmente importantes e evidentes em nossa vida. Segundo o arquiteto Jayme Bernardo, a cor influencia bastante na forma como sentimos e nos relacionamos com o ambiente, o que ela nos traz, nos transmite. Mesmo que subjetivas, as cores provocam reações na subconsciência humana, cada cor de uma maneira diferente, adaptando-se inclusive a personalidade do indivíduo, como por exemplo, pessoas alegres e extrovertidas priorizam o uso de cores quentes e claras, pessoas tímidas e introspectivas preferem as cores frias e escuras.
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
O Amarelo
De maneira quase unânime entre os pesquisadores, o amarelo é descrito como a cor que irradia luz, alegria, vida, riqueza, brilho. Existem diversas discussões e definições que ultrapassam um pouco mais essa definição, uma delas seria de que o amarelo seria símbolo do poder e da bondade de Deus. Fisiologicamente falando, a cor amarela também estimula sentidos como a visão e a audição.
Na arquitetura e no design de interiores o uso do amarelo propõe instigar a criatividade, o raciocínio. Sua cor estimula a comunicação social e as atividades mentais, o que a torna perfeita para ambientes de ensino ou ambientes onde a capacidade do cérebro de interpretar ou de se relacionar precisa ser mais aguçada como nas escolas, teatros, espaços expositivos e centros sociais. No âmbito domiciliar utilizar a cor amarela nas salas ajuda nas experiências emocionais e emotivas vivenciadas pelas pessoas que utilizarão daquele cômodo.
[pic 6]
Escritório de Arquitetura de São Paulo
Emprego da Cor Amarelo
O amarelo tem a tendência a ser melhor empregado quando utilizado em contraste com tons mais escuros ou claros, como o preto ou o branco, bem como em objetos ou acabamentos que integram a decoração ou a arquitetura.
Abaixo segue alguns projetos que usaram a cor amarelo de maneira interessante e equilibrada:
[pic 7][pic 8]
[pic 9]
Projetado pelo escritório Yazgan Design Architecture e localizado na província de Ankara – Turquia, o Centro de Simulação e pesquisa de Modsin utiliza o amarelo no acesso principal, contorno sobressalente da porta e na escada central. Ambos atuam como receptores principais da atenção, indicadores visuais mais vibrantes. A cor interage de maneira interessante com o projeto por quebrar com o contexto bruto e pálido, considerando a finalidade da edificação, sendo no caso da escada o elemento visualmente mais sólido, dinâmico e atraente.
...