Raquel Rolnik - O que é cidade - Resenha
Por: Gianelli Nazareth • 16/4/2017 • Resenha • 347 Palavras (2 Páginas) • 909 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
INSTITUTO DE TECNOLOGIA – DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Disciplina: URBANISMO I - Código: IT845 – T/P
Professor: D. Sc. HUMBERTO KZURE-CERQUERA
Aluno: GIANELLI NAZARETH PEREIRA – Matrícula: N° 2015250075
A INDÚSTRIA DE CIDADES
Após as diversas necessidades que surgiram após o empreendimento de grandes construções, sucederam organizações políticas para normalizar e regular o trabalho e organizações político-administrativas para organizar a vida pública. No entanto, há uma constante dominação das autoridades político-administrativas sob a sociedade, que por sua vez realiza uma luta cotidiana de apropriação do espaço urbano. “O que é cidade” (Editora brasiliense, 1995, 86 páginas), da arquiteta e urbanista formada pela FAU-USP Raquel Rolnik traz para o campo do urbanismo, uma reflexão sobre o espaço urbano e as influências que a indústria exerce sobre ele.
A cidade é marcada por uma segregação espacial sustentada por uma base econômica e política na qual a diferença salarial e a própria divisão étnico-cultural formam classes sociais que criam espaços urbanos de forma segregada. Isto é visível pela desigualdade de tratamento desses espaços por parte das administrações locais.
Considera-se subnormal tudo aquilo que diverge do “padrão burguês de habitação” que é adaptado à ocupação capitalista de terra e a micropolítica familiar burguesa, com isso, favelas, áreas de invasões e cortiços, são rejeitados e desvalorizados pelo próprio sistema que a produz. Essa segregação e heterogeneidade fazem do território popular uma região violenta.
A indústria comanda nosso tempo, nos tomando pela noção de tempo de útil e produtivo. Nas grandes cidades este controle é ainda maior. Ela está por trás da homogeneização da sociedade: a indústria da moda, por exemplo, dita a forma com que devemos nos vestir, a indústria cinematográfica e de televisão dita cultura e modos de ser, ambas controlando nossa subjetividade.
Holnik, provoca no leitor uma reflexão crítica sobre influência da indústria sobre o comportamento da sociedade, e consequentemente sua relação com o espaço urbano. O livro faz com que os leitores, principalmente profissionais urbanistas questionem o modelo urbano atual e apresentem soluções de intervenção para construção de uma sociedade menos segregada.
...