Resenha do Livro Brasil, Cidades
Por: Fabi62 • 27/11/2016 • Trabalho acadêmico • 317 Palavras (2 Páginas) • 648 Visualizações
Brasil, Cidades (Ermínia Maricato)
O texto trás em pauta um assunto polêmico de difícil resolução, ‘’O mau investimento público nas cidades brasileiras’’.
A dissimulação dos governantes, o desrespeito com a população, principalmente a mais carente, investimentos que seriam gastos com sistema viário, por exemplo, sempre são desviados e gastos com empreiteiras, sendo o meio de ganhar propina e enriquecer ainda mais a classe alta.
A Autora ainda apresenta como exemplo um dos maiores corruptos da história no Brasil, Paulo Maluf, com sua gestão na prefeitura de São Paulo (1993 a 1996). A maior parte das obras feitas no sistema viário foi concentrada onde predomina a Classe Alta, deixando de lado os bairros mais carentes. O prefeito priorizou a parte imobiliária em torno do Rio Pinheiros com edifícios e shopping Luxuosos. O investimento nos bairros de baixa renda não conta como planos políticos enganando-se descaradamente a população carente. No seu governo contaram com três marcas repetitivas ao longo da sua gestão (Cingapura, Paz, Leve-leite). A população mais carente se satisfez apenas com isso, mas na verdade era muito pouco comparado aos altos gastos com construções de Viadutos, e a especulação imobiliária. Foram gastos centenas de milhões e muitas obras inacabadas, deixando dívidas para seus sucessores.
A gestão do Prefeito do Rio, César Maia não foi diferente de São Paulo, o programa de urbanização dos bairros necessitados no Rio de janeiro, de 154 apenas 17 foram concluídos. Nos bairros onde foram realizadas as obras, trocaram o que não tinha necessidade de serem trocadas.
Tanto no Rio como em São Paulo, foram feitos planos sem obras e obras sem planos. O Plano diretor seria de grande importância no cronograma de desenvolvimentos não só destas cidades, mas em todas que precisam no Brasil. É fato, o problema político no Brasil já está enraizado, os urbanistas brasileiros deveriam entrar nessa briga, a briga contar a corrupção da construção, assim ajudaria a perpetuar a desigualdade social.
...