Urbanização x Planejamento Urbano
Por: Danielly Araújo • 19/3/2016 • Projeto de pesquisa • 464 Palavras (2 Páginas) • 488 Visualizações
Urbanização x planejamento urbano
Com o deslocamento de pessoas da área rural para área urbana, que corresponde ao conjunto de transformações das regiões rurais por meio do desenvolvimento da infraestrutura e dos serviços urbanos, se deu um grande crescimento nas cidades, principalmente após a revolução industrial, que acelerou a exploração dos recursos naturais para sustentar a produção e o crescimento. Teve um grande crescimento das industrias, onde aumentou a oferta de emprego, desenvolveu ainda mais o comercio, se teve criações de bancos, escolas, hospitais e outros serviços. Atraindo a população para o meio urbano.
O processo de urbanização se deu em todos os países, as empresas de países desenvolvidos expandiram-se para fora dos núcleos primários, instalando em nações de muito pobre. Para atrair essas empresas para seus países, muitos investiram na infraestrutura, fazendo empréstimo internacionais, ocasionando um crescimento rápido e desordenado, ou seja, não tinha um planejamento urbano, se podia ver grandes prédios nas cidades convivendo com favelas e bairros periféricos.
Com o crescimento da população tem que ter um planejamento certo, se não a cidade vai virar um caos, pensar na cidade e como será no futuro com o aumento de pessoas, assim se tem o planejamento urbano, que lida basicamente com os processos de produção, estruturação e apropriação do espaço urbano os profissionais que lidam com este processo, aconselham municípios, sugerindo possíveis medidas que podem ser tomadas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de uma dada comunidade urbana. Os planejadores podem antever os possiveis impactos positivos e negativos, causados por um plano de desenvolvimento urbano, trabalha com desenho urbano e projeto local.
Um exemplo de cidade planejada é Curitiba, que após ser escolhida para ser capital do Paraná 1853, houve um grande crescimento populacional, foi criado um plano (plano agache) que previa o crescimento das habitacões, industrias, medidas de saneamento. Juntamente com esse plano é criado a primeira lei de zoneamento, 1953.
Em 1965 buscam melhorias na qualidade de vida urbana, chamado plano preliminar de urbanismo, que discute com a populacao em debates publicos “curitiba de amanhã”.
O arquiteto francês Alfredo Agache, desenvolveu um plano para a nova ordenação dos espaços com a construção e grandes avenidas como a Visconde de Guarapuava, Marechal Floriano Peixoto e Sete de Setembro. A partir de 1971, foi aprovado um novo plano diretor onde foram criadas ruas exclusivas para pedestres, a integração do transporte coletivo e os corredores de ônibus, entre outros.
2009 ficou na lista da Revista Forbes como a terceira cidade mais inteligente do mundo, cujos critérios levavam em conta o desempenho ambiental da cidade, a performance econômica, a mobilidade e a qualidade de vida da população.
Bibliografia
http://urbanidades.arq.br/2011/02/definicao-de-planejamento-urbano-por-yehezkel-dror/
Livro: sistema coc, geografia geral, ribeirão preto/ SP.
...