A Contabilidade Aplicada ao Setor Público
Por: guerobas • 23/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.546 Palavras (7 Páginas) • 371 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Contabilidade Aplicada ao Setor Público 4
2.1.1 Lei de Responsabilidade Fiscal......................................................................4
2.1.2 Relatorios Resumidos de Execução Orçamentaria 4
2.1.3 Quais são os Relatorios que Compoem o RREO.........................................4,5
2.2 Indice de Sustentabilidade Empresarial 5
2.2.1 O que e o ISE-BOVESPA6............................................................................5
2.2.2 A Empresa Ganha Algo em Integrar Esse Tipo de Índice?. 6
2.2.3 Quantas Empresas Integram atualmente o ISE-BOVESPA?..........................6
2.3 Agronegocios..................................................................................................6
2.3.1 O Que Seria Gerir o Agronegocio....................................................................6,7
2.3.2 Que Conhecimentos Você Julga Importante Para um Bom Gestor do Agronegócio?.........................................................................................................7
2.3.3 Você Acredita que a Contabilidade Aplicada ao Agronegócio Representa uma Área em Expansão para Atuação do Contador? Justifique........................................7
3 CONCLUSÃO....................................................................................................8
REFERENCIAS.....................................................................................................9
APÊNDICES.........................................................................................................10
Internet; Livros 10
1 INTRODUÇÃO
A contabilidade e importante em todas as entidades econômico-administrativas, no setor público os governos devem elaborar seus planejamentos, e apresentar os resultados em transparência, conforme LRF.
O ISE tem por objetivo, dentro dá ética criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade. No agronegócio será apresentado o cresciemnto e a importancia da contabilidade para as empresas e para si mesmo.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PUBLICO;
Ela tem o dever de fornecer aos usuários sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentaria, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor publico e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão, à adequada prestação de conta, e o necessário suporte para a instrumentalização do controle social, ela visa colaborar com o processo de elaboração e execução do orçamento.
2.1.1 Lei de Responsabilidade Fiscal (n.101 de 04/05/2000).
A lei pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas publicas, o seu objetivo principal foi estabelecer condições e exigências aos gestores públicos na busca do equilíbrio orçamentário e fiscal é uma lei brasileira que tenta impor o controle dos gastos de estados e municípios, condicionado à capacidade de arrecadação de tributos desses entes políticos. Tal medida foi justificada pelo costume, na política brasileira, de gestores promoverem obras de grande porte no final de seus mandatos, deixando a conta para seus sucessores. A LRF promove a transparência dos gastos públicos, como salários dos servidores públicos.
2.1.2 Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária.
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária – RREO é exigido pela Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988, que estabelece em seu artigo 165, parágrafo 3º, que o Poder Executivo o publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre. O objetivo dessa periodicidade é permitir que, cada vez mais, a sociedade, por meio dos diversos órgãos de controle, conheça, acompanhe e analise o desempenho da execução orçamentária do Governo Federal; Ele será obrigatoriamente elaborado e publicado pelo Poder Executivo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
2.1.3 Quais São os Relatórios Que Compõem o RREO e os Seus Prazos de Publicações.
Os relatórios deverão ser elaborados e publicados até trinta dias após o encerramento do bimestre de referência, durante o exercício, eles são:
Balanço Orçamentário; Demonstrativo da Execução das Despesas por Função/Subfunção; Demonstrativo da Receita Corrente Líquida; Demonstrativo das Receitas e Despesas Previdenciárias do Regime Geral de Previdência Social; Demonstrativo das Receitas e Despesas Previdenciárias do Regime Próprio dos Servidores; Demonstrativo do Resultado Nominal; Demonstrativo do Resultado Primário; Demonstrativo dos Restos a Pagar por Poder e Órgão; Demonstrativo das Receitas e Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino; Demonstrativos das Despesas com Saúde; Demonstrativo Simplificado do Relatório Resumido da Execução Orçamentária.
Além dos acima citados, também deverão ser elaborados e publicados até trinta dias após o encerramento do último bimestre, os seguintes: Demonstrativo das Receitas de Operações de Crédito e Despesas de Capital; Demonstrativo da Projeção Atuarial do Regime Geral de Previdência Social; Demonstrativo da Projeção Atuarial do Regime Próprio de Previdência dos Servidores; Demonstrativo da Receita de Alienação de Ativos e Aplicação dos Recursos; e Demonstrativo das Parcerias Público-Privadas.
2.2. ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL:
O Índice de Sustentabilidade Empresarial ISE é uma iniciativa pioneira na América Latina que tem como objetivo criar um ambiente de investimento compatível
...