A Contabilidade aplicada ao setor publico (CASP) é um ramo da contabilidade voltado ao setor Público
Por: Grazielle Santos • 21/5/2018 • Relatório de pesquisa • 613 Palavras (3 Páginas) • 210 Visualizações
A contabilidade aplicada ao setor publico (CASP) é um ramo da contabilidade voltado ao setor Público. Hoje seu objetivo principal é o patrimônio publico. Através da pesquisa podemos identificar os aspectos relevantes na contabilidade publica e quais demonstrações são necessárias para uma boa gestão na administração pública, fixando as características de cada sistema utilizado. A pesquisa mostra diferentes visões de autores e legislações que falam dos mesmos aspectos, por exemplo, a conceituação da contabilidade publica. De acordo com o manual da contabilidade aplicada ao setor publico- MCASP (2013), a contabilidade aplicada ao setor publico é o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os princípios da contabilidade e as normas contábeis direcionadas ao controle patrimonial das entidades do setor publico. Tem como objetivo fornecer aos usuários informações de natureza, econômica, orçamentária, financeira e física do patrimônio da entidade publica e auxiliam no processo de tomada de decisão e prestação de contas.
Fica claro que a administração publica esta bem parecida com a administração privada, e ambas seguem padrões para facilitar a gestão e tomada de decisões, podemos citar abaixo características de cada componente da estrutura contábil, presente na administração publica.
Plano de contas: É imprescindível que a gestão publica tenha um plano de contas de estrutura básica que normatize os procedimentos e possibilite a consolidação das contas e atenda as exigências da contabilidade.
Balanço orçamentário: demonstrará as receitas detalhadas por categoria econômica e a origem das despesas por categoria econômica e grupo de natureza da despesa.
Balanço financeiro: possuem duas secções receita e despesas em que se distribuem as estradas e as saídas
Balanço patrimonial: demonstrará a situação patrimonial dos órgãos da administração publica.
Demonstrações da variação Patrimonial: evidenciam todas as variações de uma entidade decorrente da execução de seu orçamento, independente delas afetarem ou não seu patrimônio liquido.
Demonstração do fluxo de caixa: possibilitam as projeções de fluxo de caixa futuro e eventuais alterações.
Demonstração de mutações do Patrimônio Liquido: evidencia a evolução do patrimônio da entidade, apresentando ajustes de exercícios anteriores e transações de capital com sócios.
Relatório Resumido de Execução Orçamentária
A Constituição Federal exige em seu artigo 165, §3º, que o Poder Executivo publicará, no prazo de trinta dias após o encerramento de cada bimestre, o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO). A Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, estabelece as normas para sua elaboração e publicação. O RREO abrangerá os órgãos da administração direta e entidades da administração indireta de todos os poderes, que recebam recursos dos orçamentos fiscal e da seguridade social, inclusive sob a forma de subvenções para pagamento de pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária.
...