TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fraude Contábil na WorldCom

Por:   •  1/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS

Fichamento de Estudo de Caso

Diego Rosine De Stefano

Governança Corporativa e Ética Empresarial

                                                Tutor: Prof. Julio Cezar de Mello Cidade

Ribeirão Preto - SP

2017

Governança Corporativa e Ética Empresarial

Fraude Contábil na WorldCom

A história de fraude da empresa de telecomunicações WorldCom nos Estados Unidos, relatada neste artigo, causou muito prejuízo aos acionistas, funcionários e ao governo, logo após entrar com um requerimento de proteção contra falência em julho de 2002. Os efeitos devastadores da fraude seguiram causando consequências a milhões de clientes no varejo e beneficiários da Seguridade Social, ao controle de Tráfego Aéreo (Associação Federal de Aviação), ao Departamento de Defesa, as Casas do Congresso e ao Escritório Geral de Contabilidade. Talvez, um dos grandes problemas que levou à queda da empresa, foi a rápida ascensão da WorldCom desde o primórdio de sua criação.

De acordo com o texto, o sistema de telecomunicações dos Estados Unidos era formado por pequenas empresas de telefonia local operando com chamadas de curta distância (locais) e as grandes empresas que operavam com chamadas a longa distância. As empresas: AT&T (fundada em 1983) e LDDS, em 1984 (sigla para Serviços de Longa Distância com Descontos) eram pequenas empresas regionais que ofereciam serviços locais, porém havia a MCI, uma empresa bem estabelecida, que realizava ligações a longa distância, mas que ainda não tinha participação expressiva nos estados do Sul. A LDDS, como diferencial ofertava aos seus clientes chamadas de longa distância, porém, para que esse serviço fosse possível, contratava os serviços de pequenas empresas regionais de telefonia de longa distância. Desse modo, a LDDS conseguia ofertar aos seus clientes ligações de longa distância, através de parcerias entre pequenas e grandes empresas telefônicas. As ligações a longa distância saiam por custos elevados, pois era pago por cada operadora que participava no serviço prestado.

Outro grande problema, aconteceu nas finanças da empresa já no início das operações, pois seu Capital Inicial de $ 650 mil dólares e logo acumulou uma dívida de $ 1.5 milhão de dólares, pelo fato de haver pouco conhecimento técnico para lidar com complexas contas de grandes empresas. A LDDS convidou um dos nove investidores iniciais para gerir a empresa, Bernard J. (Bernie) Ebbers, e apesar de deter pouco conhecimento empresarial, em pouco tempo transformou a LDDS em uma empresa altamente lucrativa através da compra de pequenas empresas de longa distância. Em 1993, a LDDS consegue tornar-se a quarta maior operadora de longa distância nos EUA, e dois anos depois através de uma votação recebe oficialmente o nome de WorldCom. Em 1996, foram feitas novas aquisições, a compra da MFS Communications Company, em 1997 comprou a MCI, segunda maior operadora de longa distância do país.  Numa tentativa frustrada de uma nova fusão no ano de 1999, a WorldCom foi impedida pelo Departamento de Justiça dos EUA, este fato de acordo com os executivos desestruturou a empresa, e por falta de estratégia, a empresa começou a declinar conforme observado pelos empregados da empresa.

Em certo momento, Ebbers chamou um projeto de código de conduta corporativa de uma “perda de tempo colossal”. Os funcionários não podiam questionar as ordens de seus superiores, apenas obedece-las.

Para aumentar o valor de mercado da companhia, os gestores tinham como foco prioritário, o crescimento da receita e para isto chegavam a fazer muitos gastos de longo prazo, em projetos que não viabilizaria a obtenção de ganhos a curto prazo. Como por exemplo a WorldCom assumia contratos de longo prazo adquirindo grande quantidade de linhas telefônicas que acabavam não sendo utilizadas, gerando assim, um custo muito alto para a empresa. No ano de 2000 a indústria telefônica começou a deteriorar em meio a recessão econômica originária do estouro da bolha das empresas ponto.com. A relação de receita e despesas da WorldCom era em torno de 42% no primeiro trimestre de 2000, e a expectativa, era de manter esse número nos trimestres seguintes. Como era impossível da meta ser atingida o CFO Sullivan manipulou os dados e relatórios contábeis para chegar, como segue abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (145.6 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com