Atps matematica financeira
Por: vomoreira • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.294 Palavras (10 Páginas) • 296 Visualizações
[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
POLO DE PORTO ALEGRE – RS
Curso: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Disciplina: Matemática Financeira
Período: 4º Semestre
Tutor EAD: Prof. Esp. Leonardo T. Otsuka
Tutor Presencial: Prof. Gabriel Medeiros
Adriana Soares Teixeira – RA 7930695672
Alessandra Bittencourt Reis – RA 424405
Simone Guarnieri Medeiros – RA 418281
Vladimir de Oliveira Moreira – RA 427732
ATPS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
PORTO ALEGRE
Novembro de 2014
ÍNDICE
- Introdução 3
- Considerações finais 11
- Referências bibliográficas 12
1. INTRODUÇÃO
Perguntas a serem respondidas no trabalho:
“Qual a quantia aproximada que Marcelo e Ana deverão gastar, para que consigam criar seu filho, do nascimento até a idade em que ele terminará a faculdade?”
A matemática financeira é uma ferramenta muito importante para tomada de decisões cotidianas. Uma vez que, diariamente nos deparamos com situações que nos exijam estes conhecimentos, como operações de compra e venda, empréstimos e financiamentos.
Para melhor compreendermos este tema, ajudaremos o casal Marcelo e Ana, que na época de seu casamento contraíram algumas dividas impensadas apartir deste momento eles precisaram reequilibrar as finanças e fazer um planejamento de gastos, para que consigam criar seu filho até o mesmo terminar a faculdade, sem comprometer a renda da família com endividamentos desnecessários.
2. CONCEITOS
Matemática financeira é uma área da matemática que estuda problemas de ordem financeira. Utilizando-se de procedimentos matemáticos para facilitar operações monetárias, como: juros, inflação, investimentos e outras questões em o tempo e o dinheiro estão presentes, uma vez que a matemática financeira reconhece que o dinheiro tem valor no tempo. Como nos define Lawrence Jeffrey Gitman: “É a Ciência que estuda o dinheiro no tempo”.
Ao contrario do que se pensa matemática financeira não é utilizada apenas por profissionais como banqueiros, empresários ou áreas afins, a matemática financeira, é utilizada no dia a dia, quando vamos fazer um financiamento de bens, ou quando resolvemos poupar na caderneta de poupança por exemplo. Por isso cálculos financeiros básicos se tornam uteis, pois nos ajudam a fazer bons negócios e a economizar.
Os juros é a taxa cobrada sobre o capital e que varia de acordo com o tempo. A relação entre o juro gerado numa operação financeira. Os juros podem ser capitalizados sob dois regimes: simples ou compostos.
2.1. Juros Simples
No regime de juros simples a base de calculo é sempre o capital inicial. A base de calculo não se altera ao longo do tempo e os juros serão constantes. Os juros gerados durante o período será registrado, mas não será pago antes que a operação seja finalizada.
Esta forma de regime não é muito utilizada na prática nas operações comercias sendo mais corrente em transações com operações de curtíssimo prazo ou desconto simples de boletos.
A expressão matemática utilizada para o cálculo das situações envolvendo juros simples é a seguinte:
[pic 2]
2.2. Juros Compostos
No caso dos juros compostos, o juro de cada intervalo de tempo é calculado a partir do saldo no início de correspondente intervalo. É chamado popularmente de juros sobre juros, pois o juro de cada intervalo de tempo é incorporado ao capital inicial e passa a render juros também.
É o sistema mais utilizado pelo atual sistema financeiro, pois rege todos os tipos de transações financeiras, como empréstimos, financiamentos ou ainda a caderneta de poupança.
A expressão matemática utilizada para o cálculo das situações envolvendo juros compostos é a seguinte:
[pic 3]
Vale ressaltar que o tempo e a taxa utilizados para os cálculos dos juros devem estar na mesma medida de tempo (mês, bimestre, trimestre, semestre ou ano).
2.3. A Utilização da HP como Ferramenta Auxiliar na Resolução de Cálculos Financeiros
A matemática financeira não esta condicionada ao uso de ferramentais especiais, uma vez que utiliza matemática básica como fundamentos em seus cálculos, mas todo o trabalho poderá ser simplificado ao utilizarmos uma calculadora, softwares ou planilhas eletrônicas. A ferramenta mais utilizada devido a sua praticidade e fácil manuseio é a HP-12C.
A HP 12C é uma calculadora financeira, programável, muito utilizada no setor financeiro, pois executa cálculos envolvendo juros compostos, taxa de retorno, amortização entre outros, de maneira simples e eficaz.
A calculadora foi lançada por volta dos anos 80 e ainda é o modelo mais avançado e popular para estes tipos de cálculos devidos sua agilidade e precisão o que a torna barata diante do seu custo beneficio. Pois é um valioso instrumento de ajuda nas tomadas de decisões rápidas e praticas.
2.4. Cálculos
- PAGAMENTOS UNIFORMES
Pagamentos uniformes são as sequencias de pagamentos usados para constituir capital, no caso de investimentos na poupança, por exemplo, ou pagar um divida de forma parcelada.
“Se a série tiver como objetivo a constituição do capital, este será o montante da série; ao contrário, ou seja, se o objetivo for a amortização de um capital, este será o valor atual da série. (TEIXEIRA, 1998)”.
[pic 4]
As series de pagamentos podem ter características diferentes, quanto ao pagamentos ou vencimentos, que podem variar ou ser constantes. Eles podem ainda assumir duas formas: pagamentos uniformes postecipados e pagamentos antecipados.
...