COMPROMETIMENTO E ÉTICA PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE SUAS RELAÇÕES JUNTOS AOS CONTABILISTAS
Por: SPEAK FLOW [CORTES] • 30/11/2020 • Resenha • 565 Palavras (3 Páginas) • 279 Visualizações
AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA
Ética contábil e cidadania 2020/28
Aluno: Mauricio Oliveira de Souza
Resenha crítica sobre o artigo “COMPROMETIMENTO E ÉTICA PROFISSIONAL:
UM ESTUDO DE SUAS RELAÇÕES JUNTOS AOS CONTABILISTAS”
Nesse trabalho evidencia a responsabilidade da ética profissional juntos aos profissionais da área contábil, a contabilidade para tentar determinar se o grau de infusão de valores morais afetará seu grau de comprometimento. No experimento pratico foram utilizados alguns instrumentos de medição, com 28 indicadores e outro com 20, inspirado no código de ética do contador gerencial, com um conjunto de princípios mínimos, tais como: a competência, o sigilo, a integridade e a objetividade, eu na visão dos autores, representam as bases mínimas exigidas no código de ética. No período de teste constatou que o empenho é influenciado pelo nível de incorporação de valor ético e que apresentam uma diferencia por partes de duas categorias de profissionais: técnicos e contadores. O estudo mostrou que os profissionais com nível superior têm seu comportamento influenciado pelos deveres éticos da profissão em mais bases do eu os profissionais técnicos. O estudo mostra ainda que a objetividade é o maior preditor de comprometimento, o que é mais bem demonstrado em termos de instrumentalidade e normatividade, de forma que é possível considerar a relação entre comunicação e demanda como destaque no desempenho moral dos contadores.
O comprometimento com a profissão tem que está ligado a ética profissional, pois ao observar a ética no ambiente de trabalho é notável ver os funcionários mais comprometidos e satisfeitos, tornando a convivência mais harmoniosa na organização. A ética profissional faz com que tais profissionais consiga passar uma imagem positiva dando credibilidade a sua profissão e a sua área atuante.
Estudos têm demonstrado que o grau de infusão de valores éticos e responsabilidades pelos profissionais da contabilidade afetará seu nível de comprometimento, o que é confirmado pelo processo de regressão quando elementos morais são utilizados como premissa de comprometimento. Essa influência é expressa de forma unidimensional, mas não atinge o conjunto de 4 preditores previstos em cada relação. Essa descoberta abre espaço para novas pesquisas neste campo, para que outras formações profissionais possam ser analisadas para confirmar o que está exposto no trabalho. Diante da globalização e da abertura do mercado, essas investigações podem envolver temas relacionados à imagem pessoal de elementos morais. É possível considerar o conjunto de princípios colocado pelo código ética das profissões atendendo aos objetivos de cada uma, juntando os interesses individuais e coletivos, podendo ainda assim contemplar a ética profissional diante de toda essa revolução.
Por fim, analisando todo esse estudo é notável afirmar que não tem como encerrar a pesquisa feita sobre a relação da ética x comprometimento, mas colabora, motivado por outros trabalhos, talvez o resultado obtido nesse trabalho seja derivado de traços específicos. Esse ponto é maior do que o código de ética, pois é obrigatório para todos os profissionais como elemento regulador e, portanto, enfatiza os compromissos instrumentais e normativos, restringindo a pesquisa.
...