DESAFIO RESTAURANTE SMAK
Por: li2709grazi • 22/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.279 Palavras (14 Páginas) • 229 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIDADE: POLO DE APOIO PRESENCIAL MACE
CURSO: SUPERIOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO / COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Desafio profissional: Restaurante Smak
Ana Carolina Conceição Costa – RA 2810743759
Erci Cavalcanti Rodrigues Batista – RA 2868946976
Lívia Graziela Ferreira – RA 2810781059
Rosangela Silvério Pereira – RA 2850214479
Tutora a distância: Prof.ª. Ma. Grasiele Lourenço
Campo Grande - MS
Abril / 2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. MOTIVOS DE INSUCESSO QUE LEVAM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS A FECHAR SUAS PORTAS. 4
3. BENEFICIOS DO PLANO DE NEGÓCIOS 5
3.1.Sumário Executivo 6
3.2.Análise de Mercado 7
4. ESTRATÉGIA DE MARKETING 7
4.1.Eleições do Público-alvo 7
4.2 Localização 8
4.3 Produtos/Serviços 8
4.4.Preços de Venda 8
4.5.Propaganda 9
5. PLANO OPERACIONAL 9
6. PLANO FINANCEIRO 9
7. ANALISE DOS ASPECTOS FAVORÁVEIS E DESFAVORÁVEIS DO RESTAURANTE SMAK 11
7.1 Matriz SWOT Restaurante Smak..................................................................11
8. DIAGNÓSTICO 2
9. CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS..........................................................................................................14
INTRODUÇÃO[pic 3]
Este desafio é um estudo para avaliação da viabilidade comercial e financeira de um restaurante de comida polonesa, o Smak, com uma excelente localização e comidas típicas da região. Para o estudo serão utilizados conceitos teóricos sobre análise de mercado, técnicas de administração, controle financeiro, marketing, os benefícios de um plano de negócio a fazer uma analise dos aspectos favoráveis e desfavoráveis do restaurante apresentado. O foco será a realização, a inovação e o aprimoramento em cada setor da empresa, nesse trabalho será tratado também o clima organizacional, o relacionamento interpessoal. Essas informações juntamente com os fundamentos teóricos, serão essenciais para a conclusão da avaliação positiva do restaurante.
MOTIVOS DE INSUCESSO QUE LEVAM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS A FECHAR SUAS PORTAS.[pic 4]
Em um mercado atual e concorrido, só sobrevivem às empresas que sabem gerir bem o seu negócio. É fundamental ter convicção e foco do que quer e se preparar para uma boa competição diária, pois a cada dia novos negócios são iniciados. As faltas de experiência do ramo escolhido muitas vezes levam ao fracasso. Assim como não ter um plano de negócio em mãos e uma infraestrutura adequada ao local, são alguns fatores de risco que levam as empresas ao fechamento logo no primeiro ano de vida.
A deficiência no planejamento prévio à abertura da empresa: a maioria dos empresários não faz um planejamento por escrito, pecam ao achar que não a essa necessidade, ele previne vários motivos que levam ao fracasso e dá mais segurança.
Problemas particulares: muitos empreendedores não conseguem buscar apoio dentro da família.
Não controlar estoques: é dinheiro parado, muitas empresas não sabem administrar seu estoque, compram sem ao menos olhar o que tem, não sabem fazer uma previsão semanal ou mensal.
Definição incorreta de preços: a falta de conhecimento de como formar o preço do produto, pode levar a prejuízos financeiros ou vendas baixas.
A não afinidade com o negócio: empresários que atual em áreas que não gostam ou não conhecem.
Não utilizar técnicas de marketing: o empresário tem de entender o mercado que quer atingir, saber onde o público dele está e do que ele gosta. A partir destas informações, estabelece-se uma estratégia e a propaganda ideal e direcionada para os clientes.
Carga tributária: o Brasil possui uma das maiores cargas tributário do mundo, muitos empresários acabam sonegando impostos, impedindo investimentos e melhorias.
Descontroles contábeis e administrativos: empresários se perdem quando o assunto é administração. Deve se adotar um sistema de controle da entrada e saída de dinheiro. Em empresas menores uma simples planilha consegue resolver o problema. As maiores podem optar por aplicativos mais elaborados para fazer o controle. É preciso ter o hábito de checar todos os dias os pagamentos e recebimentos dos recursos.[pic 5]
...