Desafio Profissional EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.
Por: psfarias • 21/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.956 Palavras (8 Páginas) • 454 Visualizações
SUMÁRIO
I. INTRODUÇÃO.....................................................................................................................05
II. ANÁLISE DOS ASPECTOS FAVORÁVEIS E DESFAVORÁVEIS (PASSO 1)...........06
III. SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS ENCONTRADOS (PASSO 2)..........................07
IV. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................................13
V. CONCLUSÃO.....................................................................................................................13
VI. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..............................................................................14
I. INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado refere-se à atividade prática supervisionada das disciplinas de Comportamento Organizacional e Empreendedorismo, com o intuito de desenvolver as habilidades de reconhecer e definir problemas, de expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais, presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, assim como se expressando de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e empreendedores. Favorecendo assim, o pensamento estratégico e o conhecimento em diferentes graus de complexidade do processo da tomada de decisão e de organização.
Administrar um restaurante requer muito mais do que as funções básicas de gerência. As ameaças aos estabelecimentos, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem outras habilidades.
Além das habilidades mencionadas acima, o administrador deve possuir outras características, tais como, ser criativo, ser empreendedor, saber tomar decisões, ser determinado, ser revolucionário, ser inovador, ouvir a necessidade dos clientes, obedecer às regras relativas à legislação trabalhista, oferecer atendimento personalizado e cuidar bem dos clientes internos e externos.
Administrar um restaurante é um investimento que precisa ser muito bem planejado. Segundo estimativas da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, de cada 100 (cem) estabelecimentos montados em São Paulo, 35 (trinta e cinco) fecham as portas em um ano e apenas três sobrevivem mais de 10 (dez) anos.
O objetivo deste trabalho é identificar problemas que afetam os negócios do restaurante Smak, e propor soluções para que Irena Partala desenvolva uma gestão mais profissionalizada, mais próxima dos clientes e dos colaboradores que estão diretamente envolvidos com o negócio, e transforme seu restaurante no melhor restaurante do Vale da Felicidade.
II. PASSO 1
Analisando os aspectos favoráveis e desfavoráveis do restaurante Smak:
FORÇAS
(Ambiente Interno) FRAQUEZAS
(Ambiente Interno)
Excelente localização
Tradição em comidas típicas
Proprietária do estabelecimento (não paga aluguel) Arquitetura do ambiente
Cardápio restritivo, escrito à mão e em língua polonesa
Móveis antigos
Decoração do ambiente pouco atrativa
Número reduzido de colaboradores
Colaboradores sem a qualificação técnica adequada
Ausência de um administrador
Contabilidade deficiente
Ausência de planejamento estratégico
Dificuldades de organização
Formas de pagamento limitadas
OPORTUNIDADES
(Ambiente Externo) AMEAÇAS
(Ambiente Externo)
Aumento de turistas na região
Divulgação do restaurante na Estação Felicidade Ausência de publicidade e marketing
Os restaurantes concorrentes oferecem um cardápio variado
Identificados os dados importantes que caracterizam o ambiente interno (fraquezas) e o externo (ameaças), passaremos para o PASSO 2 com a finalidade de solucionar os problemas encontrados.
III. PASSO 2
Detectando as possíveis soluções para os problemas encontrados no restaurante Smak:
DIAGNÓSTICO - RESTAURANTE SMAK
Problemas identificados Propostas de solução
Arquitetura do ambiente Estabelecer uma estratégia de comunicação visual é um passo importantíssimo na obtenção de resultados positivos em busca dos clientes. Para isso, deverá ser desenvolvido um letreiro personalizado e criativo, escrito em língua portuguesa, apresentando, inclusive, o preço da refeição, proporcionando aos clientes maior transparência e expectativa do restaurante.
Outro ponto que deve ser observado é a possibilidade de reformar o restaurante utilizando técnicas que permitam uma construção mais econômica, menos poluente e que impacte de forma menos agressiva ao meio ambiente, evitando assim, danos à fauna, flora, ecossistema local e ao meio ambiente, tendo em vista que a atividade turística é uma das formas que sustentam a economia o município.
Cardápio restritivo, escrito à mão e em língua polonesa
Mudar o tipo de restaurante para Self service. A ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) esclarece que restaurantes deste tipo estão em pleno destaque e se revelam muito mais que uma tendência passageira.
Esclarece ainda que, este tipo de empreendimento encontra crescimento fácil nos centros comerciais. Quando se busca esse tipo de restaurante não se está à procura de comidas TÍPICAS e requintadas. O que se busca é: Comida de qualidade e quantidade suficiente para atender a demanda dos
...