TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução histórica do Seguro no Brasil

Por:   •  26/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Noções de Atividades Atuariais

NOME

RA

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2015

  1.  Evolução histórica do Seguro no Brasil;

A Família Real veio para o Brasil, em 1808. Teve início com criação do Banco do Brasil, abertura dos portos ao comércio internacional e permissão para abertura de fábricas. No mesmo ano, foi criada a primeira companhia seguradora, conhecida como “ BOA FÉ”, cujas normas se regulavam pela Casa de Seguros de Lisboa e, em seguida, também na Bahia, foi autorizada a atividade da Companhia de Seguros Conceito Público, que tinha por objetivo operar no seguro marítimo.

O Código Comercial foi promulgado em 1850, estabelecendo direitos e deveres entre as partes contratantes, naquela época os demais seguros eram muito incipientes, havendo praticamente uma seguradora que operava com seguro terrestre. Fundada em 1845, a Seguradora Argos Fluminense, e senod atualmente a Chubb Brasil.

 Em 1855, foi autorizada a funcionar a Companhia de Seguros Tranqüilidade tornando-se  a primeira a comercializar no Brasil seguro de vida, poucos anos depois, estabeleceram-se no Brasil diversas empresas estrangeiras, que trouxeram para o país a sua experiência específica. 


Devido a Proclamação da República, a atividade seguradora,em todas as suas modalidades foi regulamentada. Com a Promulgação em 1916, do Código Civil regulou, como fizeram em relação aos seguros marítimos, todos os demais seguros inclusive o de vida.

Em 1935, foi fundada aquela que viria a ser a maior companhia seguradora da América Latina, a Atlântica Companhia Nacional de Seguros, hoje Bradesco Seguros.


Em 1939, é criado por meio do Decreto – Lei nº 1.186, o Instituto de Resseguro do Brasil (IRB- Re), com a atribuição de exercer a regulação do resseguro no país.

Por meio do Decreto – Lei nº 73, em 1966, é instituído o Sistema Nacional de Seguros Privados com a criação da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão oficial fiscalizador das operações de seguro. Em 1951, no Rio de Janeiro é fundada a Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg).

Em 1971, foi criada a fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseng), promovendo e aperfeiçoando profissionais capacitados e com conhecimento para assim formando e habilitando corretores de seguros.

  1. Seguro: definição e características gerais;

O Seguro é entendido como uma modalidade de transferência de risco na qual o segurador, mediante contrato, se obriga a indenizar o segurado na hipótese de o prêmio  e o risco, isto é,  algo pode acontecer com o objeto segurado. Hoje os seguros tem uma amplitude extraordinária onde á cobertura de riscos podem alcançar não só fatos danosos mas até mesmo situações de constrangimento ou de insucesso em qualquer campo das atividades humanas, entre outros.

As obrigações do segurado estão restritas à prestação de informações corretas para formulação do valor do prêmio de seguro, ao pagamento das parcelas que lhe couberem nos termos do contrato e à comunicação tempestiva à seguradora na hipótese de sinistro.
São amplas e iniciam pela prestação de informações completas ao segurado sobre todas as condições do seguro antes da contratação, no fornecimento de cópia de documento que retrate os termos da apólice quando da contratação, e na correta, integral e rápida.

  1. Seguro de Automóvel: definição e características específicas;

A importância desse tipo de seguro alicerça-se no fato de que é por meio dele que as pessoas, normalmente, realizam o primeiro contato com seguro. “De acordo com Emerson Bernardes, superintendente de produto da Unibanco AIG Seguros e Previdências, atualmente cerca de 95% dos seguros são vendidos com o serviço de Assistência 24 horas e mais 50% com o serviço de reparo ou substituição de vidros.”

Este seguro cobre perdas e danos ocorridos aos veículos terrestres automotores. Coberturas básicas: colisão, incêndio e roubo que podem ser contratadas separadamente ou agrupadas. O seguro pode cobrir também prejuízos causados a terceiros, Acidentes pessoais de Passageiros,  reposição de veículo em caso de acidente. Seu custo varia de acordo com as características do automóvel, idade, sexo e local que reside.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (155.7 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com