Finanças Publica
Por: amorim1 • 21/8/2016 • Trabalho acadêmico • 3.050 Palavras (13 Páginas) • 492 Visualizações
SUBSISTEMA DE ORÇAMENTO
Elivânia Carlos Sousa da Costa ¹
Fabrício de Jesus Amorim²
Sabrina Bispo de Souza³
Vanessa de Oliveira Silva4
RESUMO
O orçamento é um plano financeiro das atividades futuras, servindo como um demonstrativo de situações desejadas. Na gestão da organização, ele apresenta objetivos e metas em termos financeiros, assinalados no planejamento estratégico e tático, fornecendo referências para que o administrador possa tomar decisões e coordenar adequadamente os recursos materiais, financeiros e humanos.
Este é formado por um conjunto de peças orçamentárias, como: orçamento de vendas, de produção, de matérias-primas, de custos indiretos de fabricação, de despesas administrativas e comerciais: e orçamento de investimentos, que agregados formam as projeções de resultado financeiro e econômico.
O orçamento delega responsabilidades quanto à busca dos objetivos, estabelecendo metas claras de receitas e despesas, e, conforme o envolvimento das pessoas, cria-se uma grande responsabilidade para que seja cumprido. Possibilita ainda um efetivo controle dos resultados alcançados, verificando as causas das variações para decidir uma solução, e ainda efetuar mudanças nos planos para adaptar-se a situações não previstas.
Em geral, o orçamento tem por finalidade planejar financeiramente, objetivos, fornecendo dados para coordenar as ações no seu alcance, comunicando e motivando os envolvidos na execução do plano e controlando e avaliando os resultados alcançados durante a sua execução.
Novembro. 2015
UnirG, Gurupi, TO, Brasil
1 INTRODUÇÃO
Segundo CREMONEZZI et al (2010) o Orçamento surgiu da necessidade do mercado, levando as empresas em busca da perfeição e da concorrência. Devido à globalização, constantes mudanças vêm ocorrendo no ambiente dos negócios, fazendo com que as empresas aprimorem seus processos de planejamento, avaliação, e controle, tanto do seu fluxo de caixa, quanto das operações de receitas, despesas e investimentos.
“[...] à medida que o tempo passava e a crescente complexidade dos negócios reclamava métodos administrativos mais apurados, as técnicas de planejamento tiveram expandidas as suas aplicações, modificados os seus conceitos básicos e extremamente sofisticados os seus métodos de elaboração.” (PASSARELLI; BOMFIM, (2004), p. 11 apud CREMONEZZI (2010)).
O orçamento é um instrumento fundamental para a empresa, independente de seu porte e ramo de atividade, pois é um plano estratégico que estabelece metas para um determinado período, conduzindo a empresa aos seus objetivos. Quando uma empresa opta por elaborar um orçamento, além do levantamento dos dados e agrupamento dos mesmos, é necessário um acompanhamento mensal das variações dos orçamentos. (CREMONEZZI, 2010).
2 METODOLOGIA
2.1 METODOLOGIA DA PESQUISA
De acordo com Lakatos e Marconi (2010), a especificação da metodologia da pesquisa é a que envolve uma quantidade questões em um só tempo, tais como: Como? Com quê? Onde? Quanto?.
2.2 MÉTODOS DE ABORDAGEM
Quanto à abordagem da pesquisa, classifica-se como qualitativa
Marconi e Lakatos (2010) explicam que a abordagem qualitativa se trata de uma pesquisa que tem como premissa, analisar e interpretar aspectos mais profundos, descrevendo a complexidade do comportamento humano e ainda fornecendo análise mais detalhadas sobre as investigações, atitudes e tendências de comportamento. Assim, o que percebemos é que a ênfase da pesquisa qualitativa é nos processos e nos significados.
2.2.1 Tipo de Pesquisa
O método utilizado neste artigo será a pesquisa bibliográfica.
De acordo com Carvalho (2013) "a pesquisa bibliográfica é a atividade de localizar e consultar fontes diversas de informação escrita, para coletar dados gerais ou específicos a respeito de determinado tema".
Assim, pesquisar no campo bibliográfico é procurar no âmbito dos livros e documentos escritos as informações necessárias para progredir no estudo de um tema de interesse. (CARVALHO, 2013).
3 DESENVOLVIMENTO
3.1 SUBSITEMA DE ORÇAMENTO
O orçamento é um instrumento de planejamento e controle que e fundamental para a empresa independente de seu porte e ramo de atividade, pois estabelece com antecedência as ações a serem executadas e os recursos que serão despendidos, ou seja, a empresa mensura o quanto deseja produzir para alcançar a receita proposta e a partir daí tem que analisar quais recursos vai disponibilizar para que consiga produzir o almejado.
Segundo CREMONEZZI et al (p.3) “O Orçamento é decorrente do plano estratégico, cuja finalidade é pôr em prática as decisões a serem tomadas, focando e identificando os pontos de maior importância, sendo esse o principal benefício da implementação do orçamento empresarial.”
De acordo com CHAGAS; ARAÚJO, (2011) Todas as informações constantes do sistema contábil devem compor o orçamento. A contabilidade tem como finalidade dar suporte á tomada de decisão por meio de informação úteis, por ter conhecimento da organização como um todo o contador registra os fatos, compila os dados e fornece informações por meio da demonstração contábeis. Os gestores com base na informação traçam os objetivos da organização, assim como os meios para execução dos mesmos.
O orçamento empresarial é a técnica na qual os interesses coletivos são agrupados e implementados, utilizando as informações contábeis como base para analise de desempenho, planejamento e execução de metas, gestão de estratégias e comparação de resultado. Trata-se de uma ferramenta utilizada para planejar e controlar o que as empresas precisam para satisfazer seus clientes e ter sucessos no mercado. CHAGAS; ARAÚJO, (2011, p 6)
O orçamento auxilia no controle uma vez que a organização pode comparar as ações que foram estimadas e as que estão sendo realizadas, fazendo correçõesna medida em que os eventos se distanciem do planejado, além de identificar fatores que não tinham sido observados na fase do planejamento.
...