ICMS - Principio .
Por: Luciano33 • 4/4/2015 • Trabalho acadêmico • 267 Palavras (2 Páginas) • 185 Visualizações
ICMS
Imposto sobre operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre prestação de Serviços.
Isso significa que esse imposto é cobrado toda vez que uma mercadoria é vendida, serviço de transporte interestadual ou intermunicipal, serviço de telefonia e energia elétrica.
Em cada etapa da circulação de mercadorias e em toda prestação de serviço sujeita ao ICMS deve haver emissão da nota fiscal ou cupom fiscal. Na qual o comerciante tem Obrigação de repassar esse imposto ao Governo.
Principais Características
É um imposto de competência estadual;
É considerado um imposto por dentro , ou seja, significa que seu valor não está embutido no valor das mercadorias;
É um imposto não cumulativo;
Valor da Alíquota
Na maior parte dos casos o ICMS, que é embutido no preço, corresponde ao percentual de 18%. Entretanto, para certos alimentos básicos, como arroz e feijão, o ICMS cobrado é de 7%. Já no caso de produtos considerados supérfluos, como, por exemplo, cigarros, cosméticos e perfumes, cobra-se o percentual de 25%
Principais Alíquotas do ICMS
São Paulo ICMS 18 %
Rio de Janeiro 19%
Minas Gerais 18%
Paraná 18%
É dever de cidadania do comerciante repassar o ICMS para o Governo e também é dever de cidadania do comprador exigir sempre o documento fiscal.
ICMS é a maior fonte de recursos financeiros e, para que o governo possa atender adequadamente às necessidades da população, é importante que o cidadão exija sempre a nota fiscal ou o cupom fiscal e que esteja atento para defender o uso adequado dos recursos públicos
.O dinheiro arrecadado do ICMS, é aplicado na Construção de Obras Públicas, como escolas, Hospitais, Estradas.
...