O ORÇAMENTO PUBLICO
Por: mariaelizia94 • 11/3/2017 • Trabalho acadêmico • 776 Palavras (4 Páginas) • 224 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Unidade de Aprendizagem: Orçamento Público
Curso: Ciências Contábeis
Professor: Leandro Luis Daros
Nome do estudante: Maria Elizia Machado
Data: 19/10/2016
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
QUESTÃO 1
Hoje é dia 11/10/2016 e o prefeito de Nova Siena pretende construir um posto de saúde no município (que já havia sido incluído no Plano Plurianual) orçado em R$ 100 mil. Para poder concretizar a construção, orçamentariamente, o prefeito consultou três assessores.
Assessor A: deve haver a priorização do posto de saúde na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) a ser aprovada em 2016 e a inclusão na Lei Orçamentária Anual (LOA) já aprovada em 2016 (vigência em 2016), para execução (construção) no ano de 2017.
Assessor B: deve ter havido a priorização do posto de saúde na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) já aprovada em 2016 e inclusão na Lei Orçamentária Anual (LOA) a ser aprovada em 2016 (vigência em 2017), para execução (construção) no ano de 2017.
Assessor C: deve ter havido a priorização do posto de saúde na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que já foi aprovada em 2016 e inclusão na Lei Orçamentária Anual (LOA) que será aprovada em 2016 (vigência em 2016), para execução (construção) no ano de 2016.
Com base nos seus conhecimentos sobre orçamento público e de acordo com os prazos de elaboração e vigência do PPA, LDO e LOA, com qual dos assessores você concorda? Justifique sua resposta. (3,0 pontos)
Resposta:
Assessor B,
Tem que seguir o que diz o Princípio da Anualidade ou Periodicidade, o orçamento deve ser elaborado e autorizado para um período de tempo, ou seja, um ano.
QUESTÃO 2
REDE CEGONHA
[pic 4] | A Rede Cegonha sistematiza e institucionaliza um modelo de atenção ao parto e ao nascimento que vem sendo discutido e construído no país desde os anos 90, com base no pioneirismo e na experiência de médicos, enfermeiros, parteiras, doulas, acadêmicos, antropólogos, sociólogos, gestores, formuladores de políticas públicas, gestantes, ativistas e instituições de saúde, entre muitos outros. Trata-se de um modelo que garante às mulheres e às crianças uma assistência humanizada e de qualidade, que lhes permite vivenciar a experiência da gravidez, do parto e do nascimento com segurança, dignidade e beleza. Não se pode esquecer jamais que dar à luz não é uma doença, mas uma função fisiológica e natural que constitui uma experiência única para a mulher e o(a) parceiro(a) envolvido(a). |
Fonte: http://portal.saude.gov.br
Suponha que o prefeito de sua cidade, com o objetivo de atender as famílias do município, pretenda construir uma maternidade na cidade com recursos recebidos do programa Rede Cegonha. Sendo você o responsável pelo orçamento da prefeitura, responda as questões a seguir:
...