O PIM VII LOGISTICA NA CONTABILIDADE
Por: Hobynson mt loko sa • 17/10/2021 • Relatório de pesquisa • 934 Palavras (4 Páginas) • 166 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
2ª Avaliação de Geografia Prof: Roberto Mitt Data: 01/01 | 2º Série EM | Valor da Prova: 10,0 |
2° Trimestre 2021 | ||
Nome: | Nota: |
1. Sobre a formação geológica do planeta Terra, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso: (1,0)
(F) as placas tectônicas são bastante rígidas, por isso exercem pressão umas sobre as outras, originando, assim, vulcanismos e tsunamis.
(F) as placas tectônicas estão em constante movimento e vários terremotos são ocasionados pela energia liberada do choque entre elas principalmente na área central das placas.
(V) o Brasil está situado entre a Placa do Pacífico e a Africana, o que afasta o risco de tectonismo por estarmos localizados no centro da placa.
(V) a litosfera é a camada rochosa que cobre a Terra.
(V) a teoria da “deriva continental” teve grande impacto quando foi criada em meados do século XX.
2. Assinale (V) verdadeiro ou (F) falso a respeito da estrutura geológica do Brasil: (1,0)
(F) Escudos cristalinos, muito antigos, de rochas rígidas e resistentes que originaram planaltos e algumas depressões, compondo a maior parte do território nacional.
( V ) Bacias sedimentares compostas de rochas sedimentares que originaram as planícies, planaltos sedimentares ou depressões, ocupando cerca de 64% do total do país.
(V ) Dobramentos modernos não são encontrados em território nacional.
( F ) Escudos cristalinos recentes, pouco desgastados por processos erosivos, que deram origem às formas de relevo no qual predominam os planaltos montanhosos distribuídos por quase todo o território nacional.
3. Regiões que apresentam uma altitude negativa, encontrando-se abaixo do nível do mar.
O tipo de relevo que registra a ocorrência dos fenômenos acima apresentados é: (1,0)
a) Depressões relativas
b) Depressões absolutas
c) Planaltos
d) Dobramentos Modernos
e) Planícies
4. As estruturas geológicas e as formas de relevo influenciam as atividades humanas, sejam nas áreas rurais como nas urbanas.
Sobre esse tema, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso. (1,0)
( F ) O conhecimento das características do relevo não interferem no planejamento das atividades humanas, com destaque para os locais adequados à construção de moradias, formas de uso e ocupação do solo, traçado de rodovias, dentre outras.
( F ) O relevo é resultante da ação conjunta de agentes internos ou exógenos, impulsionados por forças tectônicas e agentes externos ou endógenos, também chamados de modeladores do relevo.
( F ) O intemperismo é uma fase dos agentes externos que provoca a desagregação (intemperismo químico) e a decomposição (intemperismo físico), sendo que na segunda o fator principal é a variação da temperatura.
( F ) Em relação à estrutura geológica o Brasil, os dobramentos modernos são muito ativos, e as bacias sedimentares cobrem a maior parte da superfície do país.
5. O relevo que dá base para a paisagem forma-se a partir da ação de vários agentes. Quais são os agentes endógenos e exógenos? Quais são as morfoestruturas que surgem a partir da ação deles? (1,0)
Endógenos: tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos – morfoestruturas de gênese: escudo cristalino, dobramento moderno e bacia sedimentar. Exógenos: intemperismo (físico e químico) e erosão – morfoestrutura de modelagem: planalto, depressão e planície.
6. O tectonismo tem uma grande interferência na formação do relevo. Qual a diferença entre o terremoto e o maremoto? Quais os tipos de material que são expelidos por um vulcão e como eles interferem no formato do vulcão? Qual a diferença entre a Escala Richter e a Mercalli quando se fala de abalos sísmicos? (1,5)
...