O Que Diz a Norma NBC TG 16 Sobre os Estoques
Por: serralheria • 15/10/2018 • Resenha • 602 Palavras (3 Páginas) • 1.721 Visualizações
- O que diz a norma NBC TG 16 sobre os estoques
A norma orientar a determinação do valor do custo no estoque, sobre o seu subsequente reconhecimento como despesa em resultado, dessa forma a contabilização é mantido no registro até que seja reconhecida nas suas receitas, onde se inclui qualquer tipo redução de valor realizável líquido, exceto a contratos de construção, instrumentos financeiros e ativos biológicos.
O estoque nada mais é: um ativo, em processo de produção para venda ou na forma de matérias, de negócios ou suprimentos, consumidos na prestação de serviços e produção.
Assim é compreendido como bens, mercadorias compradas e produtos em elaboração, e a sua compra sempre estará vinculada à expectativa de auferir receita futura, na atividade da empresa, e será o menor valor entre o custo realizável líquido e o valor do custo.
Onde a empresa deve avaliar a venda estimada com as despesas, utilizando o método do PEPS e o custo médio ponderado e vale lembrar que o critério UESP não é utilizado no CPC 16.
Outros itens encontrados são:
- Custos diretos fixos
- Custos indiretos variáveis
- Custos de transformação
Outros custo devem ser incluídos, da medida que seja incorridos nos estoque.
O CPC 16 apresenta que o nível real de produção pode ser usado, na aproximação da capacidade normal, assim a aquisição ou produção será ajustado para chegar ao valor justo, se este for menor.
A normativos, possibilita a transparência e confiabilidade nos demonstrativos contábeis e assim orienta na tomada de decisão.
- O que aponta o RIR/99 - Decreto do IR sobre valorização dos estoques?
RIR/1999 faz referência à expressão “maior preço de venda no período de apuração”
Onde determina que no livro de registro deve ter especificações que esclareça a identificação de mercadorias, matérias-primas, produtos em fabricação e outros, para apuração do período do encerramento do período.
No lucro real deverão efetuar o levantamento e a avaliação dos seus estoques ao final de cada período de apuração dos resultados
No lucro presumido: devem proceder ao levantamento e à avaliação dos estoques em 31 de dezembro, uma vez que estão obrigadas a escriturar, nessa data, o livro Registro de Inventário
- Faça um breve comentário sobre as metodologias de precificação dos estoques: PEPS, UEPS, CMPM
PEPS: Primeiro a entrar, primeiro a sair, neste método, as saídas do estoque são avaliadas pelos respectivos custos de aquisição, pela ordem de entrada, resultando que o estoque ficará sempre avaliado aos custos das últimas compras.
UEPS: Ultimo Entrar, Primeiro a Sair. O cálculo do custo do estoque parte então dos últimos itens que chegaram ao depósito.
CMPM: Obtido através de cada entrada (o preço unitário diferente do preço médio anterior) modificando o preço médio, onde cada saída mantenha inalterada, o fator de ponderação se modifica e assim o preço médio calculado na entrada seguinte. Esse método é o mais utilizado no Brasil.
Quais os tipos de estoques?
- Estoque de Antecipação (estoque é utilizado pelas empresas quando elas se veem diante de uma previsão de alta demanda)
- Estoque de Ciclo (otimização dos níveis de estoque a partir de demandas diferentes e constantes)
- Dropshipping (modelo de varejo quanto um tipo de estoque)
- Estoque de Proteção (estoque mais utilizados pelas empresas do varejo)
- Estoque de Canal (tipo intermediário de estoque)
- Estoque Inativos (é composto por mercadorias que não tiveram um bom desempenho de vendas)
- Estoque Máximo (trabalha sempre na perspectiva da quantidade máxima de produtos disponíveis no estoque)
Qual a relação dos estoques com o custo?
O Estoque tem uma relação diretamente na gestão do custo e o financeiro da empresa, que influência nos produtos acabados, produtos parcialmente fabricados e as matérias-primas.
...