Quebra do Padrão Publico
Por: TTT89 • 17/12/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 356 Palavras (2 Páginas) • 258 Visualizações
- Faça uma análise do paradigma atual que regeu (ou que rege) a contabilidade publica.
Trabalho: faça um comentário de quais os atributos de um novo paradigma necessário para o desenvolvimento conceitual (ou da aplicação) na contabilidade publica.
A contabilidade Pública Brasileira vive um novo marco histórico com a aprovação das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, pois o foco principal passa a ser o patrimônio que é verdadeiramente o objeto de estudo da ciência contábil, pois, a contabilidade é uma ciência social aplicada que tem como principal objeto de estudo o patrimônio. Com isso o Orçamento deixa de ser o principal e único conjunto de informações da contabilidade pública, os fatos e atos administrativos passarão a ser registrados não em decorrência da execução do orçamento, mas sim em reconhecimento as alterações da situação patrimonial das entidades, sejam elas imediatas ou futuras, efetivas ou possíveis. Essa alteração deve se particularmente por empregar os princípios contábeis, principalmente pelos de competência e o da oportunidade, na contabilidade aplicada ao setor público, que até então era feita pelo regime misto onde as receitas eram contabilizadas por regime de caixa e as despesas pelo regime de competência. O regime contábil por competência procura evidenciar uma situação patrimonial integral, através da previsão de todos os direitos e obrigações do governo e também contribui para uma melhor gestão do fluxo de caixa.
Com isso, demonstramos a real situação patrimonial das Entidades Públicas, onde são evidenciados direitos e responsabilidade que vão além do ciclo atual da gestão, permitindo inclusive um maior controle social e também que os novos gestores tenham conhecimento dos ativos e passivos em sua plenitude e os registros e as demonstrações contábeis que devem servir de base para a tomada de decisões pelos gestores, para análise de órgãos de controle e para que a própria sociedade conheça de fato toda a composição patrimonial da administração pública.
Portanto, quebrando um padrão que serviu de modelo por tempos na administração pública. Essa mudança contribui para o desenvolvimento de conceitos e o desenvolvimento das funções da contabilidade pública. Contudo, melhorando os sistemas de informação contábil e servindo de apoio ao processo decisório dos agentes públicos.
...