A Construção de Hipóteses no Direito
Por: SrtaO • 23/4/2016 • Trabalho acadêmico • 544 Palavras (3 Páginas) • 274 Visualizações
Faculdades Integradas de Taquara- Faccat
Curso de Direito
Questões sobre Conhecimento Científico
Helena França
Iaislim Müller
Jardene Neves
Régia Lawrenz
Sara Schleintvein
Taíssa Ohse
Vanessa Santos
Disciplina de Metodologia Científica e do Curso
Prof. Dr. Carlos Fernando Jung
Taquara
2016
As seguintes hipóteses são baseadas em um caso grave de estupro, ocorrido em um beco, durante a festa de carnaval de uma cidade no interior do Rio Grande do Sul, por volta das 23:40. De acordo com o testemunho da vítima, ela conheceu o suposto estuprador na festa e então foram até um bar próximo ao local onde a vítima foi encontrada inconsciente e alcoolizada, saindo dele às 00:30. Conforme as descrições fornecidas pela vítima, o agressor estava vestindo apenas bermuda e um tênis da Nike, possuía uma tatuagem de lua minguante no quadrante superior esquerdo e uma no formato de dragão no ombro direito, e utilizava uma máscara de Darth Vader (personagem fictício de um filme da série Star Wars) quando cometeu o ato, impossibilitando que a vítima reconhecesse suas feições.
- Hipótese Afirmativa Positiva – “Marlon é o estuprador, pois as descrições dadas pela vítima e comprovadas através das imagens obtidas com a câmera de segurança do bar condizem com as dele.”
Esta hipótese é afirmativa positiva, pois os resultados das pesquisas confirmam a afirmação de que Marlon é o estuprador.
- Hipótese Afirmativa Negativa – “Marlon não é o estuprador porque não existem provas suficientes para indicar que ele estava com a vítima e cometeu o crime, pois João também possui as mesmas tatuagens e um tênis da Nike igual.”
Esta hipótese é afirmativa negativa, pois os resultados das pesquisas confirmam a afirmação de que Marlon não é o estuprador.
- Hipótese Condicional – “Marlon pode ser o estuprador porque as características dele condizem com as citadas pela vítima.”
Esta hipótese é condicional, pois o resultado da pesquisa é condicionado aos resultados.
- Hipótese de Ocorrência ─ “O sujeito tem relações sexuais frequentes com mundanas.”
Esta hipótese é de ocorrência, pois não possui evidências, dados e fundamentações que as comprovem.
- Hipótese Empírica – “Marlon é o estuprador porque além de possuir as mesmas características fornecidas pela vítima, também existem acusações anteriores de abusos sexuais contra ele e esse mesmo indivíduo já teve que cumprir pena por estupro quando mais jovem.”
Esta hipótese é Empírica, pois possui evidências preliminares que justificam a escolha das argumentações, mas não possuem sustentação em relação ao fato atual.
...