A Dificuldade De Acesso Dos Deficientes Visuais Nas Instituições De Ensino No Brasil
Por: ddsjustino • 12/12/2023 • Resenha • 5.375 Palavras (22 Páginas) • 100 Visualizações
REDE DOCTUM DE ENSINO UNIDADE SERRA
Adriele Teixeira dos Santos Barbosa
Andressa dos Santos Motta
Bruno Estevam Fernandes
Daiana Santana Justino
Márcio Rocha Fernandes
A DIFICULDADE DE ACESSO DOS DEFICIENTES VISUAIS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO BRASIL
SERRA
2021
REDE DOCTUM DE ENSINO UNIDADE SERRA
Adriele Teixeira dos Santos Barbosa
Andressa dos Santos Motta
Daiana Santana Justino
Bruno Estevam Fernandes
Márcio Rocha Fernandes
A DIFICULDADE DE ACESSO DOS DEFICIENTES VISUAIS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO BRASIL
Artigo Científico apresentado ao curso de Direito da Faculdade de Direito da Serra — Rede Doctum, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Direito.
Orientador: Professor Walter Moura Andrade
SERRA
2021
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo abordar os pontos essenciais das dificuldades de acesso dos deficientes visuais nas instituições de ensino no brasil, e, dentro desse mesmo contexto, iremos abordar os sistemas implantados para facilitar a vida dessas pessoas. Será discorrido sobre o preconceito a essas pessoas e as condições que os mesmo necessitam para o convívio em sociedade. O artigo em si vem mostrando que esse meio precisa cada vez mais de amparo da sociedade e da legislação pois esse é um dos caminhos para assegurar o bom convívio entre todos. Houve várias conquistas durante todos esses anos mas ainda há vários padrões a serem quebrados e várias ideias a serem colocadas em prática. O deficiente visual pode e deve conquistar o seu diploma e as instituições tem que facilitar o caminho para que essas pessoas com limitações venham conquistar o seu diploma e colocar em prática o que aprendeu.
Palavras Chaves: Deficiência visual, limitações, direitos, ensino superior;
SUMÁRIO
- Introdução..............................................................................................01
- Deficiência Visual..................................................................................02
- Posição do deficiente visual na história.............................................03
- A linguagem do preconceito e os significados da cegueira.............05
- Inclusão dos deficientes visuais ainda é um desafio........................07
- Acessibilidade e Tecnologia Assistida...............................................08
- Acessibilidade..................................................................................08
- Cão Guia...........................................................................................10
- Tecnologia Assistiva.......................................................................10
- A compreensão das identidades das pessoas com deficiência visual no contexto da educação superior..........................................11
- Os desafios cotidianos que os deficientes visuais encontram no ensinosuperior......................................................................................12
- Conclusão..............................................................................................14
- Referências bibliográficas..................................................................16
- Introdução
Este trabalho foi desenvolvido de acordo com a proposta da disciplina integradora, que tem como objetivo, aludir as dificuldades de acesso dos deficientes visuais nas instituições de ensino do Brasil, conhecendo, compartilhando e promovendo o conhecimento necessário para a inserção deste grupo no ensino superior. Neste artigo serão abordados o contexto histórico, a posição do deficiente visual na história e os resultados da luta desse grupo em obter seus direitos e garantias que a constituição prevê em seu Artigo 5º, adaptando o sistema às suas necessidades e classificando os maiores problemas que impossibilitam o indivíduo de enxergar e se adaptar a diversos ambientes, reconhecendo assim, o que está no nosso alcance em promover um Brasil mais igualitário.
Por volta do século XV a XVIII houve uma grande necessidade de pesquisar e conhecer mais sobre a deficiência visual, o que foi um grande avanço, pois foram esses estudos e pesquisas que permitiram a descoberta de novos tratamentos, soluções e adaptações desses indivíduos a sociedade. Com base nas pesquisas, é evidente o avanço em relação a inclusão dessas pessoas, tanto na sociedade, nas escolas, nas universidades e em demais ambientes, mas a luta não acabou, pois a inclusão deles ainda é um desafio.
Em relação aos sistemas adotados, iremos discorrer sobre o sistema Braile que auxilia a leitura de livros, revistas e consulta a informações de forma independente. Abordaremos também, o programa Doxvox e o sistema operacional JAWS, que permitem a leitura e digitação de artigos e trabalhos, navegação na internet e acesso às redes sociais, também de forma independente. Mas ressaltando ainda, o desafio que o Brasil tem em trazer essas adaptações a todos os indivíduos com deficiência visual de forma gratuita, por falta de recurso e investimento.
O princípio da equidade dispõe a diferença que cada uma das pessoas têm, como suas vontades e necessidades distintas, carecendo então, de diferentes recursos que alcancem sua estabilidade e objetivos pessoais. Garantir a acessibilidade aos alunos com necessidades especiais é dever do Estado, disposto na portaria de nº 3.284/2003, mas há poucas políticas sociais voltadas a inclusão dos portadores de deficiência visual no ensino superior. Apesar disso, a admissão é apenas o início do processo de inclusão na educação, já que a permanência de um aluno implica em uma constante frequência, dedicação e incentivo.
- Deficiência visual
A deficiência visual é o comprometimento total ou parcial da visão, o que impossibilita o indivíduo de enxergar, sendo decorrente de problemas variados, como congênita, adquirida, genética ou degenerativa. Hoje já se identificou algumas causas da deficiência visual, a saber: a retinopatia da prematuridade causada em bebes prematuros onde os vasos sanguíneos que nutrem a retina param de crescer ou crescem de forma anormal; a catarata congênita que pode ser adquirida por alguma infecção que a mãe tenha durante a gestação como, por exemplo, a rubéola e pode ser também hereditária ou por algum distúrbio no metabolismo da genitora; glaucoma congênito que pode ser causado pela pressão dentro do olho devido ao acumulo de liquido (MONTEIRO, Janete Lopes, 2012).
...