A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E EMPREGABILIDADE
Por: danielgdiniz • 12/6/2020 • Bibliografia • 582 Palavras (3 Páginas) • 177 Visualizações
[pic 1]
DANIEL DE GASPERI DINIZ
FORMAÇÃO PROFISSIONAL E EMPREGABILIDADE
Londrina
2020
FORMAÇÃO PROFISSIONAL E EMPREGABILIDADE
Atividade dissertativa integradora do curso de Engenharia Civil
apresentada como requisito para a conclusão da presente disciplina.
Aluno(a): Daniel de Gasperi Diniz.
Londrina
Ano
Sumário
1. Introdução 4
2. Desenvolvimento 5
3. Conclusões 6
Referências 7
Introdução
Quando o assunto é estrutura e construção a engenharia civil é o ponto central, pois é com ela que profissionais planejam projetos essenciais para a sociedade como edifícios, estradas, portos, entre outras construções, ela está ligada diretamente na construção e ampliação de cidades, proporcionando maior segurança e bem estar para a população.
A engenharia veio se transformando e se aprimorando ao longo dos anos, juntamente com o desenvolvimento de novas tecnologias, sendo assim, cada dia mais o profissional de engenharia civil deve estar atento as novas técnicas e ferramentas disponíveis no mercado.
Hoje o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo com mais profissionais, e as oportunidades por sua vez de certa forma escassas, isso devido a crise econômica que estamos passando. Dessa forma o objetivo desse trabalho é demostrar as dificuldades encontradas pelos novos profissionais da área de Engenharia Civil, e quais as habilidades e conhecimentos são necessárias para suprir as expectativas do mercado de trabalho.
Engenheiro Civil
O engenheiro civil é um dos principais engenheiros dentro das construções, os resultados gerados através de seu trabalho são gratificantes pois perduram por um longo tempo.
Para exercer essa profissão é preciso ter um vasto conhecimento técnico e científico, segundo Queiroz (2019, p. 45) a engenharia civil é uma profissão com fundamentos principalmente nas ciências exatas e na tecnologia, possuindo também relação com outras áreas do conhecimento humano.
O engenheiro civil tem várias atribuições como por exemplo, analise projetos e relatórios, levantamento de custos, testes de materiais de produção, acompanhamento de obras, entre outras. Seus projetos na maioria das vezes são complexos o que faz o profissional buscar especialização em alguma área:
- Construção Civil – o profissional dessa área gerencia projetos para assegurar que eles serão construídos de acordo com as normas correspondentes.
- Estruturas e Fundações – projetam e calculam estruturas para assegurar sua durabilidade e resistência.
- Hidráulica – projetam construções de obras hídricas, como por exemplo canais, reservatórios e barragens.
- Transportes – projetam e constroem estradas, rodovias, viadutos, entre outros.
- O Engenheiro Civil e Tecnologia
Para Rosário (2011):
“A constante procura de novas soluções, de novas filosofias e de uma oferta melhor diferenciada dos concorrentes diretos no mercado, a procura de novos mercados e de novas realidades, culturas, técnicas e tecnologias, são o catalisador natural da Inovação e estão na gênese da criação do conceito.”.
O profissional da Engenharia precisa estar em constante aprendizagem e sempre atento as novidades que surgem no mercado.
Conclusões
Referências
<http://www.inovarse.org/sites/default/files/T16_389.pdf> 04/04/2020 12:45
...