A Filosofia do Direito
Por: solluca • 19/3/2019 • Trabalho acadêmico • 1.072 Palavras (5 Páginas) • 128 Visualizações
Filosofia do Direito – Turma 2019.1 – Direito FAECE / FAFOR
Prof. Dr. Roberto Bassan Peixoto
Atividades para Aula – Introdução a Filosofia e Conceitos: Mito, Senso Comum, Ciência e Filosofia.
Filosofia – Amor ao Saber
Filósofo não é um sábio, é um amigo da sabedoria.
1.FILOSOFIA (“amar à sabedoria)
1.1 LÓGICA (pensamento) 1.1.1LÓGICA FORMAL (Matemática)
1.1.2 LÓGICA MATERIAL (Metodologia)
1.2 FILOSOFIA ESPECULATIVA
Olhar a realidade
1.2.1 FILOSOFIA DA NATUREZA(Física) 1.2.1.1 COSMOLOGIA (Universo)
1.2.1.2 ANTROPOLOGIA (Homem)
1.2.2 FILOSOFIA ALÉM DA NATUREZA 1.2.2.1 ONTOLOGIA (ser)
(metafísica) 1.2.2.2 GNOSEOLOGIA (conhecer)
1.3 FILOSOFIA PRÁTICA 1.3.1 ÉTICA 1.3.1.1 MORAL (Costumes)
(práxis) 1.3.1.2 DIREITO (Correto)
1.3.2 ESTÉTICA
- Mito e a religião, a ciência e a razão,senso comum e filosofia
Há muitos modos de se conhecer o mundo, que dependem da situação do sujeito diante do objeto do conhecimento. A mitologia, a religião e a ciência são formas de conhecer o mundo. São modos do conhecimento, assim como o senso comum, a filosofia e a arte.
O mito e a religião
O mito proporciona um conhecimento que explica o mundo a partir da ação de forças, energias, criaturas, personagens sobrenaturais. O mito usa explicações irracionais, para explicar acontecimentos antes desconhecidos pelo homem.
As religiões também apresentam uma explicação sobre natural para o mundo, porem para aderir a uma religião, é obrigatório crer ou ter fé nessa explicação. Alem disso a fé na religião não proporciona somente a explicação de alguns fatos mas também a influencia de uma força maior e a crença de que a religião proporciona ao homem a salvação.
A ciência e a razão
A ciência procura descobrir como a natureza "funciona", considerando, principalmente, as relações de causa e efeito. A ciência usa a razão para explicar os fatos da vida e baseia as conclusões em fatos e características reais. Nesse sentido, pretende buscar o conhecimento objetivo
O senso comum
O senso comum ou conhecimento espontâneo é a primeira compreensão do mundo, baseada na opinião, que não inclui nenhuma garantia da própria validade; é um conhecimento popular, que não se baseia em métodos ou conclusões científicas.
Por exemplo: Através do senso comum uma criança aprende o que é o perigo e a segurança, o que pode e o que não pode comer, o que é justo e o que é injusto, o bem e o mal, e outras normas de vida que vão direcionar o seu modo de agir e pensar, as suas atitudes e decisões.
A filosofia
A Filosofia procura, através da arte, do conhecimento geral, senso comum, reflexões e argumentos, saber e explicar a realidade com razão e lógica. Para Platão, a filosofia é o uso do saber em proveito em benefício do homem. Filosofia é a busca do Bem, da Verdade, do Belo e de como os homens podem conhecer essas três entidades.
...