A IMPORTÂNCIA DA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO NO ENSINO MÉDIO
Por: oab19018 • 18/6/2017 • Trabalho acadêmico • 20.346 Palavras (82 Páginas) • 358 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
FABIO EDUARDO RAVANEDA
A IMPORTÂNCIA DA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO NO ENSINO MÉDIO
[pic 4]
Dourados
2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
FABIO EDUARDO RAVANEDA
A IMPORTÂNCIA DA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO NO ENSINO MÉDIO
Monografia apresentada ao Curso Direito da Faculdade de Direito. Como pré-requisito para obtenção do título de Bacharel.
Orientador: Msc. Alexandre Mantovani.
[pic 8]
Dourados
2011
Dedico este trabalho primeiramente a Deus.
A Neurides Maria Boigues Pitta,
minha fiel companheira de todas as horas.
Aos meus pais, a quem devo a vida e os honrarei por toda ela com esforço e fé para superar todas as adversidades que se apresentarem.
Aos meus amigos pelo incentivo na busca de um novo norte para a minha vida.
Aos meus familiares, e a todos os professores e professoras que contribuíram de forma significativa para a minha formação,
não só acadêmica, mas de futuro operador
do direito, dos quais levarei boas recordações por toda a vida.
AGRADECIMENTOS
A vida deve ser vista como um quebra-cabeça, e da forma que eu a entendo, cada pessoa fornece pistas suficientes para a construção da obra toda. Porém, existem pessoas que são mais que colaboradoras, são as próprias peças que constituem o todo; algumas delas são fixas, já se sabe que estão ali para influenciar sempre as decisões da vida, já outras são gratas surpresas que acontecem para enriquecer de conteúdo o produto final.
Quero então, agradecer de maneira especial a Wanner Alves de Lima, amigo que me ensinou a entender a vida de forma séria e extrovertida, ilustrando o quão dependemos de nossas convicções para alcançar objetivos. E como não poderia deixar de ser, menciono os amigos que nunca me abandonaram como Givanildo Spessoto Rondina, Aline Cordeiro Yamada, Eduardo Ribeiro Gonella, Ricardo Michelan, Aderaldo Barbosa Araújo, Antonio Gildivan Lopes; pessoas que raramente acontecem na vida.
Agradeço à minha esposa Neurides Maria Boigues Pitta, que representa as melhores qualidades reunidas em uma só personagem fundamental em minha existência, e por ela, aos filhos que hão de vir da nossa união, a serem frutos de alegria e satisfação de uma família construída sobre fidelidade, força, afeto e amor.
Deus ainda foi generoso, pois afastou de mim as más influências, substituindo-as por cidadãos ímpares como o professor Givaldo Mattos, que mesmo sem perceber, fez várias transformações em mágoas profundas que eu nutria antes de ser acadêmico me levando a fundar minhas ideias em outras concepções que sozinho não teria feito, e bastou só dialogar para perceber o mundo a partir de outras perspectivas, as dele, que são extraordinárias, admiráveis; o jovem acadêmico Danilo Leite da Silva também tão cheio de sonhos e incertezas tanto como eu, mas companheiro em quase todas as
atividades acadêmicas, desde o primeiro dia; Alexandre Mantovani, que conheci em um momento de injustiça, pediu-me calma com tanta serenidade que resolvi apostar nele, e ganhei um mestre, exemplo e ainda um grande amigo; Fernando Duque Bonfim Estrada, que me delegou sua confiança, reconhecendo minha dedicação a tudo que faço, e que poço acrescentar, certamente, no seleto rol de poucos amigos “verdadeiros” que um homem constrói durante sua vida.
Também em especial a Everton Gomes Correia, que não me deixou desistir da faculdade quando eu não conseguia ser produtivo, mesmo sendo esforçado aluno, porém, também reconheceu meus esforços e me premiou, o que levarei até o último de meus dias, com apoio moral que me reimpulsionou para a reta final da faculdade, e porque não, para uma nova fase da minha vida.
Obrigado Gassen Zaki Gebara, pois contribuíra com muita simplicidade e competência à construção da personalidade jurídica de seus acadêmicos, que com certeza, serão juízes, promotores, defensores, advogados, que em qualquer cargo que exercerem, trarão seus conselhos e convicções de serem pessoas humanas revestidas de dignidade.
Não poderia deixar de agradecer, nesta oportunidade, ao carinho e orientação que recebi da Professora Iuderce Michelan, qual tenho elevada estima e consideração. E ainda, ao Mestre Emílio Davi Sampaio, tão fundamental na minha formação intelectual, cujos ensinamentos não pereceram apesar das grandes injustiças experimentadas ao longo da vida, asseguro.
Obrigado meu Deus por ter trazido a minha vida, a presença de Carolini Hernando, Michele Boigues Lopes, Samira Carbonaro e Larissa Yamada Gonella, que são pequenas joias brilhantes a embelezar e colorir meu quebra-cabeças.
OBRIGADO ao meu pai, Miguel Ravaneda, um herói de verdade, que enfrentou tudo na vida, inclusive pessoas perversas destemidamente, de peito aberto, me proporcionando a chance de entender o verdadeiro significado da vida, a apreciar a compaixão, sempre ter dedicação, nunca esquecer a honestidade e a seriedade, e que a coragem não se cria, se encontra na essência de nossas veias, está no sangue, e os problemas não devem ser protelados, mas imediatamente enfrentados. Este homem certa vez disse-me: “se eu conseguir formar um filho um dia, posso morrer no outro, que morro feliz!”; te imploro senhor, permita-me que ao concluir esta etapa da minha vida, eu possa experimentar esse luxo de servir ao meu pai com tamanha dedicação, amor e empenho, assim como ele o fez por mim, pois quero guardar nossos dias vindouros com alegria e devoção, na benção do Deus pai todo poderoso, que nos muniu com todas as formas necessárias de defesa para sobreviver às crueldades quais fomos submetidos e superamos.
...