A Ideologia e o Direito
Por: Rosemary Aparecida Vieira • 2/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.575 Palavras (7 Páginas) • 436 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA– UNIP
DIREITO
IDEOLOGIA E O DIREITO
ALPHAVILLE – SP
2017
UNIVERSIDADE PAULISTA– UNIP
DIREITO
IDEOLOGIA E O DIREITO
Trabalho de conclusão do 1°Bimestre, apresentado ao Professor de Filosofia da UNIP, para a obtenção da nota no curso de Direito, sob a orientação do Prof. Mario Guide
Thiago Vieira Moreira dos Santos
R.A D279BA-7 Turma: DR1B06
ALPHAVILLE – SP
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 IDEOLOGIA 4
1.1 O que é ideologia? 4
2 HISTÓRICO 5
2.1 Karl Marx 5
3 SURGIMENTO DE NOVAS IDEOLOGIAS 6
4 DIREITO 7
4.1 O que é direito? 7
4.1.1 Conceito de direito 7
4.1.1.1 Visão de Karl Marx sobre o direito 7
4.1.1.1.1 Importância da filosofia no direito 8
4.1.1.1.1.1 Direito é uma ideologia? 8
CONCLUSÃO 9
BIBLIOGRAFIA 10
INTRODUÇÃO
É o conjunto mais ou menos sistemático e coerente de crenças políticas de determinada sociedade. É através dela que se dá sentido ao mundo, que se procura explicar as condições atuais da sociedade e orientar o esforço, por transforma-las. O termo tornou-se corrente com Marx, que o empregou para designar as visões de mundo, crenças próprias de diferentes classes sociais, principalmente da classe burguesa. A ideologia burguesa seria uma falsa consciência, uma representação distorcida da realidade, e se opõe à perspectiva científica, associada a consciência verdadeira, própria da classe trabalhadora.
Ideologia é o conjunto de ideias, conceitos e comportamentos que prevalecem sobre uma sociedade. Seu objetivo é encobrir as divisões existentes na sociedade e na política, mostrando uma forma única.
IDEOLOGIA
O que é ideologia?
Ideologia é um conceito tanto estudado em filosofia quanto em sociologia. Ideologia não tem um único conceito. Até porque, o termo ideologia, possui mais de um sentido (mais de um significado). A ideologia é um conjunto de ideias, pensamentos, crenças, doutrinas e de visões de mundo, seja de uma pessoa, um grupo de indivíduos ou até mesmo de toda sociedade
É comum dizermos: “Aquele indivíduo possui essa ideologia, eu tenho a minha ideologia de vida, aquele partido político tem essa ideologia com relação à política, com relação à economia, aquela sociedade possui tal ideologia com relação ao estado, com relação a religião”.
Podemos recorrer até a própria etimologia da palavra ideologia: É o estudo da ciência e das ideias. É a ciência que vai estudar esses sistemas de crenças, sistemas de ideias e pensamentos.
Um sentido muito polêmico, é o sentido Marxista. É óbvio que Karl Marx não criou o termo ideologia, mas, ele deu outro sentido a essa palavra. Segundo Marx, ideologia “é um instrumento de dominação de uma classe social sobre outra”. Marx vai dizer que ideologia é um “sistema de crenças falsas e ilusórias. Que fazem com o que o indivíduo não perceba a sua própria realidade”. Com isso, faz com que o indivíduo não tome consciência de sua verdadeira situação social. Ainda assim, segundo Karl Marx, o sistema de crenças dominantes de uma sociedade, não foi um sistema de crenças construídos por toda sociedade. Mas é um sistema imposto de uma classe sobre a outra.
HISTÓRICO
O termo ideologia foi criado pelo francês “Antoine Louis Claude Destutt de Tracy”. Destutt de Tracy, foi o primeiro filósofo a usar a palavra em seu livro: “Elementos de Ideologia”, ele fez o uso da ideologia para mostrar o estudo científico das ideias (ciência das ideias). Nas próximas décadas com a publicação do livro de Tracy, o termo ideologia foi começado a ser utilizado com outros significados.
O termo ideologia, ganhou um sentido novo quando Napoleão Bonaparte chamou o filosofo De Tracy e seus seguidores de “ideólogos”. Porém, o que Napoleão queria dizer, é que eles eram “deformadores da realidade”.
...