A Justiça e Liberdade
Por: ohana123 • 12/10/2016 • Projeto de pesquisa • 269 Palavras (2 Páginas) • 193 Visualizações
Justiça a liberdade
O significado da palavra justiça é estar em conformidade com o que é direito,enquanto liberdade é um grau de independência, conjunto de direitos reconhecidos ao individuo.
Neste capítulo Michael J. Sandel expõe sua opinião e traz outras visões sobre estes dois conceitos que são distintos,mas se entrelaçam em determinadas situações da vida, principalmente por se tratarem de dois conceitos que fazem parte da vida humana e são exercidos continuamente por estes.
Aristóteles na margem da sua teoria teleológica define justiça como “adequação entre as pessoas e as finalidades ou bens apropriados a sua natureza.” Portanto, para este nomeado filósofo praticar a justiça é adequar as escolhas, pessoas, conceitos para que de forma única e harmônica se alcance o que para ele seria o verdadeiro significado da referida palavra.
Porém é impossível definir justiça imputando a esta um significado absoluto que seja aceito de forma igualitária por todos, pois cada individuo tem sua visão de acordo com seus idéias e princípios sobre a conceituação, segundo seus critérios do que seria justo. Para o autor nós vemos esta questão mais como uma escolha pessoal do que uma adequação.
Rawls em sua teoria da prioridade ao o que é certo sobre o que é bom, para ele “pessoa moral é um sujeito com objetivos que ele próprio escolheu, portanto praticar a justiça seria fazer aquilo que para si mesmo é justo, independentemente de definições alheias demonstrando assim o principio da nossa natureza. Cita o mesmo que “não são os nossos objetivos que revelam em principio nossa natureza,mas a estrutura dos direitos que escolheríamos para abstrair nossos objetivos.”
...