A PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS
Por: Vivian Natália • 15/4/2018 • Trabalho acadêmico • 1.984 Palavras (8 Páginas) • 230 Visualizações
PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS (NORMAS, TRATADOS E MECANISMOS DE IMPLEMENTAÇÃO)
Ilha Solteira - SP
14 de março de 2018
PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS (NORMAS, TRATADOS E MECANISMOS DE IMPLEMENTAÇÃO)
Trabalho Referente ao 1º Bimestre, apresentado ao Professor Fábio, referente a matéria de Direito Internacional Público e Privado, no Curso de Direito como requisito para atribuição da nota de trabalho.
Ilha Solteira - SP
14 de março de 2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO .................... ........................................................................................4
1 SURGIMENTO E EVOLUÇÃO DA PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS ....................................................................................................................5
2 NORMAS...................................................................................................................6
2.1 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS ........................6
2.2 OS PACTOS................................................................................................6
2.3 AS GRANDES CONVENÇÕES...................................................................7
2.4 ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAIS - ONGS................................7
3 TRATADOS...............................................................................................................8
3.1 ORIGEM DOS TRATADOS..........................................................................8
3.2 A RATIFICAÇÃO DOS TRATADOS INTERNACIONAIS NO ÂMBITO JURÍDICO BRASILEIRO....................................................................................8
4 MECANISMO DE IMPLEMENTAÇÃO....................................................................11
CONCLUSÃO ............................................................................................................13
QUESTÃO..................................................................................................................14
REFERÊNCIAS..........................................................................................................15
INTRODUÇÃO
Os direitos humanos consistem em direitos naturais garantidos a todo e qualquer indivíduo, e que devem ser universais, isto é, se estender a pessoas de todos os povos e nações, independentemente de sua classe social, etnia, gênero, nacionalidade ou posicionamento político.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os direitos humanos são “garantias jurídicas universais que protegem indivíduos e grupos contra ações ou omissões dos governos que atentem contra a dignidade humana”. São exemplos de direitos humanos o direito à vida, direito à integridade física, direito à dignidade, entre outros.
Quando os direitos humanos são firmados em determinado ordenamento jurídico, como nas Constituições, eles passam a ser chamados de direitos fundamentais.
Desse modo, foram criadas as normas, tratados e os mecanismos de implementação, na qual explicaremos a seguir.
1 SURGIMENTO E EVOLUÇÃO DA PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS
Antes do surgimento dos direitos humanos, existia a declaração do direito do homem durante a revolução Francesa em 1789, que garantia direitos e liberdades de caráter individual. Seu lema era propagado como Igualdade, fraternidade e liberdade.
Após a segunda guerra mundial em reação a ameaça, opressão e atrocidades cometidas durante a guerra, foi necessário a criação dos direitos humanos.
A ONU adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos com o objetivo de evitar guerras, promover a paz mundial e de fortalecer os direitos humanitários.
O conceito dos direitos humanos, visa proteger todos os indivíduos, qualquer que seja a sua nacionalidade, sendo os mesmos positivados em tratados ou costumes internacionais.
Para BILDER, por sua vez, considera que o Direito Internacional dos Direitos Humanos consiste em "um sistema de normas, procedimentos e instituições internacionais desenvolvidos para implementar esta concepção e promover o respeito dos direitos humanos em todos os países, no âmbito mundial".
2 NORMAS
As principais normas internacionais são:
- Declaração Universal dos Direitos Humanos;
- Os Pactos;
- As Grandes convenções e
- As ONGs.
2.1 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
A Declaração Universal dos Direitos Humanos é o principal documento que serve de referência para o amplo exercício da cidadania e dos direitos e liberdades básicas de todos os seres humanos.
Ele define e garante os direitos básicos para a promoção de uma vida digna para todos os habitantes do mundo, independentemente de cor, raça, nacionalidade, orientação política, sexual, religiosa, etc. Ao todo, ela é composta por trinta artigos que abordam está temática.
2.2 OS PACTOS
Os pactos são acordos voluntários em que os Países em que se comprometem a cumprir, seguindo assim o princípio do pacta sunt servanda, uma vez que o acordo for pactuado deve ser obedecido.
Este pacto estabelece que os países devem submeter relatórios periódicos aos conselhos econômico e social da ONU (ECOSOC)
Podemos dividir o Pacto em duas categorias:
Pacto de direitos econômicos, sociais e culturais e pacto de direito civis e políticos.
2.3 AS GRANDES CONVENÇÕES
Conceituamos convenções como acordos celebrados entre sujeitos de Direito Internacional Estados e organizações internacionais – que visam, em princípio, o prosseguimento de interesses comuns e produzem efeitos jurídicos entre as partes contratantes.
...