A PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS REFUGIADOS E O SISTEMA BRASILEIRO DE CONCESSÃO
Por: biacarbonell • 5/10/2018 • Trabalho acadêmico • 4.036 Palavras (17 Páginas) • 175 Visualizações
[pic 1]
Curso de Direito – Campus Tijuca
BIANCA CARBONELL DE FIGUEIREDO
A PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS REFUGIADOS E O SISTEMA BRASILEIRO DE CONCESSÃO DE REFÚGIO
RIO DE JANEIRO
JUNHO/2017
A PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS REFUGIADOS E O SISTEMA BRASILEIRO DE CONCESSÃO DE REFÚGIO
Projeto de Monografia apresentado à disciplina Mono I do curso de Bacharelado em Direito da Universidade Veiga de Almeida. Orientadora: Prof. Me. Anne Morais.
RIO DE JANEIRO
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO...........................................................................................................04
2 HIPÓTESES................................................................................................................05
3 OBJETIVOS................................................................................................................06
3.1 Objetivo geral...........................................................................................................06
3.2 Objetivos específicos................................................................................................06
4 JUSTIFICATIVA.......................................................................................................07
5 METODOLOGIA.......................................................................................................07
6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.............................................................................08
7 CRONOGRAMA.........................................................................................................12
8 LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO..................................................................13
9 REFERÊNCIAS..........................................................................................................14
1 INTRODUÇÃO
O refugiado é definido pela Convenção da ONU relativa ao Estatuto dos Refugiado como a pessoa que, em razão de fundados temores de perseguição devido à sua raça, religião, nacionalidade, associação a determinado grupo social ou opinião política, encontra-se fora de seu país de origem e que, por causa dos ditos temores, não pode ou não quer regressar ao seu Estado.
Os refugiados são forçados a fugir de seu país de origem em virtude de um receio maior quanto a sua vida e , em grande parte das situações , essas pessoas se vêm obrigadas a abandonar as suas casas, suas famílias e bens em busca de um futuro incerto em outro lugar.
O Brasil é um país que tem tradição na concessão de abrigo e proteção a pessoas perseguidas por motivos políticos, raciais e sociais. O instituto jurídico do refúgio no Brasil é regulado pela Lei 9.474/1997 que define os mecanismos para implementação do Estatuto dos Refugiados no Brasil.
A Lei 9.474/97 concede aos refugiados direitos e deveres específicos, diferenciados dos direitos conferidos e exigidos dos estrangeiros e trata da questão da entrada; do pedido de refúgio, à deportação e à expulsão e ainda regula a questão da extradição dos refugiados.
Essa pesquisa tem como objetivo, através de uma análise dogmática (observando e interpretando as normas do direito interno e de direito internacional e téorica /filosófica), o Direito Internacional dos Refugiados – vertente do Direito Internacional dos Direitos Humanos - e o sistema brasileiro de concessão e proteção a essas pessoas.
2 HIPÓTESES
Com objetivo de apresentar soluções à problemática do estudo proposto, apresentam – se as seguintes hipóteses:
- A Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948 é uma garantia aos refugiados, que tem por definição que toda vítima de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, participação em determinado grupo social ou opiniões políticas, e garante o direito de que todo refugiado pode gozar de asilos em outros países.
- A Declaração Universal dos Direitos do Homem, em consonância com a Convenção do Estatuto dos Refugiados, visam a garantir à proteção da pessoa vítima de perseguições, e tem como base a solidariedade internacional, sendo a Convenção do Estatuto dos Refugiados uma proteção mais específica para esse grupo.
- Sabendo que a Declaração Universal dos Direitos do Homem visa garantir o direito humano a qualquer pessoa sem distinção, faz -se necessária a incorporação da questão dos refugiados de cada Estado da comunidade internacional para que essa proteção se dê de forma mais ampla.
3.OBJETIVOS
3.1 Objetivo geral
Analisar como é a proteção internacional do refugiado e como o sistema brasileiro de concessão ao refugiado.
3.2 Objetivo específico
Este presente projeto tem como objetivo específicos:
- Definir o que é refugiado e abordar as causas que fazem o refugiado “fugir” de seu país de origem
- Analisar como é feita a concessão de refúgio no Brasil e de que modo é feita e como fica a adaptação dos refugiados após a concessão de refugio.
- Direitos e deveres dos refugiados após a concessão de refúgio no Brasil
- JUSTIFICATIVA
O Brasil é um país que tem tradição na concessão de abrigo e proteção a pessoas perseguidas por motivos políticos, raciais e sociais. O instituto jurídico do refúgio no Brasil é regulado pela Lei 9.474/1define os mecanismos implementação do Estatuto dos Refugiados no Brasil.
...