TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUESTÃO – COMPETÊNCIA LEGISLATIVA

Por:   •  12/4/2022  •  Resenha  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 4

https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=zIHgKT-YUk2x0BA1lSE7xsATLHuMSWxDk0evxgPTOIJUQkVJMTNHUkk4WjhUOFIyNUM3NlFOQVZDVi4u

LUAN.CONCEICAO@ESTACIO.BR

[pic 1]

4.(QUESTÃO – COMPETÊNCIA LEGISLATIVA – 2 PONTOS)

A Constituição do Estado de Sergipe proíbe a construção de usinas nucleares em seu território. Sabendo que a Constituição Federal fez uma precisa divisão das competências legislativas e administrativas entre os entes federativos (União, Estados, Municípios e DF), responda se o respectivo Estado detinha competência legislativa para tratar de atividades nucleares de qualquer natureza, apontando o respectivo fundamento jurídico.

No caso concreto, conforme o Artigo 21, inciso XXIII da CF, compete à União de forma exclusiva e indelegável explorar os serviços e instalações nucleares de qualquer natureza. Cabe salientar também que no artigo 22, inciso XXVI da CF, compete privativamente à União legislar sobre atividades nucleares de qualquer natureza. Entretanto, no Parágrafo Único do Artigo 22 permite a possibilidade dos Estados (no caso do Estado de Sergipe) legislar supletivamente sobre a atividade nuclear, após autorização dada por lei complementar; assim, cabe a União a delegação para tal competência ao Estado por lei complementar, uma vez que a competência originária permanece exclusivamente da União, em caráter pleno.

5.(QUESTÃO FEDERALISMO – 2 PONTOS)

Mesmo que esparsos, há no Brasil uma série de movimentos separatistas tanto nas regiões sul e sudeste quanto nas norte e nordeste. Sabendo que o Brasil é uma República Federativa, faça um texto objetivo abordando o direito de secessão ou de retirada de Estados ou de Regiões Brasileiras. Em suma, responda a seguinte questão: é possível, com base no atual Ordenamento Jurídico Brasileiro, que determinados Estados ou Regiões se separem do Brasil?

O Brasil possui como Forma de Estado Federal em que o poder político está territorialmente descentralizado, sendo que as pessoas jurídicas possuem capacidade política e dotadas de autonomia política, conforme o artigo 18 da CF. Na federação, há uma união indissolúvel de entes autônomos, que tem como fundamento a Constituição Federal, a qual consagra e protege o pacto federativo contra violações; assim, os entes federativos estão ligados por um vínculo indissolúvel, ou seja, não há direito de secessão.

Cabe salientar, que a forma federativa de estado é uma cláusula pétrea do texto constitucional. Portanto, um Estado não pode declarar sua independência e se separar do restante da federação.

6.(QUESTÃO SEPARAÇÃO DE PODERES – 2 PONTOS)

Dentre as principais finalidades da Teoria da Separação de “Poderes”, destaca-se a tentativa de se evitar a concentração de poder enquanto estratégia de preservação das liberdades individuais. Para tanto, os “poderes” devem ser independentes e harmônicos entre si, valendo-se, para tanto, de um importante sistema de freios e contrapesos. Dessa forma, aponte de forma fundamentada 2 (dois) exemplos de mecanismos de freios e contrapesos previstos da Constituição Federal brasileira de 1988.

O Sistema de Freios e contrapesos é uma teoria em que cada um dos poderes exerce parcialmente um controle sobre as atividades do outro. Exemplos na CF/ 88: no artigo 52, inciso I demonstra que compete privativamente ao Senado Federal julgar o Presidente da República nos crimes de responsabilidade, sendo uma função atípica (de natureza jurisdicional) do Poder Legislativo; e no artigo 62 em que o Presidente da República, em caso de relevância e urgência, adota medida provisória, com força de lei, sendo uma função atípica (de natureza legislativa) do Poder Executivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (166.7 Kb)   docx (143.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com