A sociedade e as normas comportamentais (ubi societas ibi jus)
Por: eu.miih • 16/4/2016 • Dissertação • 293 Palavras (2 Páginas) • 382 Visualizações
A sociedade e as normas comportamentais ( ubi societas ibio jus)
O ser humano foi programado para conviver em sociedade. O homem só é capaz de viver isoladamente por algum tempo, sem o convívio social, mas não da produção social. Ou seja, ele pode até se distanciar da sociedade, mas, não poderá se distanciar de um trabalho produzido pela sociedade. É na sociedade que o homem encontra o ambiente adequado para se desenvolver.
Aristóteles considerou o homem fora do convívio social como “um bruto ou um deus”, significando algo inferior ou superior à condição humana. O homem viveria alienado, sem o discernimento próprio ou, na segunda hipótese, viveria como um ser perfeito, condição ainda não alcançada por ele.
É na sociedade e não fora dela, que o homem encontra seu complemento necessário ao desenvolvimento das suas faculdades mentais e todas as potências que carrega em si.
O homem só poderá viver fora do convívio social em caso de estado de natureza, em que os homens teriam vivido em solidão, isolados uns dos outros, e mera hipótese, sem apoio na experiência e sem dignidade cientifica. Na hipótese podemos comprovar que fora da sociedade não há condições de vida para o homem
O homem deve procurar se relacionar e interagir na vida social buscando não o seu bem próprio mais buscar o bem coletivo, e não ficar buscando sua auto-realização ou auto-perfeição mas, concentrando os seus esforços na construção da sociedade e no desenvolvimento da mesma.
...