Análise crítica a respeito do "Caso dos Denunciantes Invejos em comparação com o Regime Militar"
Por: 88096615 • 7/6/2017 • Dissertação • 341 Palavras (2 Páginas) • 202 Visualizações
Análise crítica a respeito do "Caso dos Denunciantes Invejos em comparação com o Regime Militar".
Fazendo um comparativo da Ditadura militar e a história fictícia relatada no livro de LON FULLER, podemos encontrar inúmeras semelhanças do início ao fim. Em meados da década de 60 o Brasil vivenciou a chamada Ditadura militar, um movimento ditatorial, liderado por Militares, que causavam torturas, matavam e geraram muito temor na sociedade da época. Não se podia falar em Direitos e Garantias Fundamentas, rasgaram a Constituição, o cidadão no podia exercer a sua vontade, o direito de ir e vir, se expressar, dando lugar a uma grande opressão para a nação brasileira. Ocorria então o verdadeiro retrocesso normativo, pondo fim na boa relação entre o Estado e o cidadão.
No entanto, o texto do caso dos denunciantes, nos mostra um país que viveu várias décadas sob um regime constitucional, pacífico e democrático e que num dado momento passou a vivenciar um grave crise economica, agravada por conflitos entre grupos, que exerciam diferentes pesamentos políticos, éticos e religiosos.
Tinham como Presidência da República, o chefe do partido político denominado Camisas-Púrpuras. Em posse do poder os Camisas-Púrpuras, não respeitavam a Constituição, em razão disso País passou a viver um regime ditatorial, que espalhava terror e medo entre a população. A obra faz destacar a polemica sobre o direito, a moral e a justiça.
Os Professores na entrevista, nos seus depoimentos analisam e falam sobre os fatos ocorridos, questionando-se as formas como foram aplicadas a lei, propondo de certa forma um caminha viável de se fazer justiça aos atos mais pervesos cometidos pelos denunciantes invejosos.
Concluo, salientando que o Direito é minuciosamente uma busca incessante pela moral e justiça. O direito é a norma que conduz a sociedade a uma convivência ideal. Impede e gerencia o conflito presente em qualquer época da história.
Existindo uma grande dificuldade na união desses fatores e valores. O que podemos comprovar, é que o direito em várias épocas da história, segundo o pensamento constitutivo, se distancia da justiça e moral.
...